Boa higienização ajuda no fortalecimento do esmalte e evita problemas de saúde bucal
O esmalte é um tecido muito importante para a saúde bucal, uma vez que protege camadas internais do elemento, a dentina e a polpa dentária. Por isso, fortalecer o esmalte dos dentes é uma das melhores maneiras de preservá-lo.
Quando um indivíduo deixa de fortalecer o esmalte dos dentes pode desencadear a erosão dentária que, por sua vez, traz consequências como sensibilidade, cáries, rachaduras, quebras e dor. Isso ocorre porque o esmalte serve como proteção aos dentes e, enfraquecido, torna o dente mais suscetível a essas condições.
Para que nada disso aconteça é preciso fortalecer o esmalte dos dentes e, dependendo de cada caso, isso pode exigir tempo e recursos. Contudo, com ajuda profissional, uma higienização adequada e distância de certos hábitos, seu esmalte ficará forte e saudável.
Nesse artigo você vai conferir algumas dicas para fortalecer o esmalte dos dentes e o que evitar para manter esse tecido saudável. É só continuar por aqui!
Como Fortalecer os Dentes?
O primeiro passo para uma recuperação saudável do esmalte dentário é a visita ao dentista.
Apenas o dentista poderá determinar como fortalecer os dentes da melhor forma. Isso porque o tratamento pode depender muito do grau de erosão presente.
Por exemplo, os casos mais críticos podem exigir o revestimento de porcelana para proteger a dentina exposta.
Contudo, o tratamento utilizado pelos profissionais para a recuperação do esmalte dos dentes é a aplicação do flúor.
Isso porque o flúor atua durante os processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente na cavidade bucal.
Dessa forma, o flúor ajuda a endurecer o esmalte dos dentes, deixando-o mais forte e resistente.
Vale lembrar que as visitas ao dentistas devem ser regulares, mais especificamente a cada seis meses, a fim de manter o esmalte forte e os dentes saudáveis.
Além das visitas regulares ao dentista, também é preciso proteger o esmalte dental em casa. Isso só é possível por meio de uma higiene bucal adequada.
Opte sempre pelo creme dental com flúor, lembre-se sempre do fio dental e, para finalizar, o enxaguante bucal.
O que é Bom Para Fortalecer os Dentes?
Após um tratamento profissional realizado pelo dentista e uma rotina de higienização eficiente dos dentes, outros métodos também podem ser utilizados para garantir o fortalecimento do esmalte.
E, assim, evitar suas consequências, como esmalte do dente trincado. Confira a seguir o que é bom para fortalecer os dentes:
- Use creme dental com baixe abrasividade: o excesso de substâncias abrasivas contribuem para o desgaste do esmalte e aumento da sensibilidade;
- Trate a retração gengival: a sensibilidade pode derivar do processo de diminuição das gengivas e exposição da raiz do dente, consulte seu dentista;
- Opte por cerdas macias: escova com cerdas macias protegem os dentes e as gengivas do atrito excessivo e são suficientemente eficazes para uma excelente limpeza;
- Mantenha uma dieta adequada: inclua no cardápio alimento com alto teor de cálcio
O Que NÃO fazer?
Assim como existem recomendações para um esmalte dentário mais saudável, também existem coisas que se deve evitar, a fim de preservá-lo. Confira:
- Diminua o consumo de alimentos ácidos, doces e carboidratos;
- Evite escovas os dentes com força ou ranger os dentes, uma vez que o atrito leva a erosão;
- Trate desordens alimentares como a azia, uma vez que o suco gástrico ajuda na erosão;
Gostou de saber como fortalecer o esmalte dos dentes? Marque uma consulta agora mesmo e avalie a saúde dos sues dentes.