Formocresol requer cuidado e atenção na sua utilização

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui os benefícios e prejuízos do uso do formocresol na Odontologia

Durante os tratamentos odontológicos, os profissionais buscam alternativas para garantir a manutenção da saúde bucal e eficácia dos procedimentos. O formocresol, por exemplo, é facilmente encontrado nos consultórios.

É importante saber que o formocresol é mais utilizado por endodontistas. Essa especialidade é famosa por realizar o tratamento de canal e restaurações em casos de cárie dentária.

O formocresol é uma solução composta pela mistura de cresóis e formol. Ele é utilizado para fixar polpas vivas durante as terapias pulpares, a partir da pulpotomia, para conservar os dentes decíduos.

Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas e mostrar curiosidades sobre o formocresol na odontologia. Por isso, fique ligado neste artigo. Vamos começar!

Conhecendo Mais Sobre a Pulpotomia

A pulpotomia é uma técnica endodôntica de remoção da polpa coronária. Isso é realizado quando o dente lesionado apresenta um trauma que ainda não chegou a atingir a polpa radicular.

Um exemplo bastante comum de indicação para pulpotomia é quando o paciente apresenta um traumatismo com lesão pulpar. No entanto, a técnica pode ser indicada em variadas situações. Os principais exemplos são:

  • Dente que está livre de pulpite radicular;
  • Hemorragia no local da amputação;
  • Presença de pelo menos 2/3 do comprimento radicular;
  • Ausência de abscesso, fístula, mobilidade, reabsorção interna;
  • Radiopacidade óssea na região de furca; e
  • Cárie extensa.

Etapas do Procedimento

  1. Na primeira etapa da técnica, o paciente é sedado por meio da aplicação da anestesia local. Assim que a medicação faz efeito, o profissional realiza o isolamento absoluto da região e, então consegue iniciar a remoção da dentina cariada e/ou lesionada;
  2. No segundo passo, o profissional alcança uma outra camada do dente, que é o teto da câmara pulpar, que também será removido. Dessa forma, é possível efetuar a excisão da polpa coronária utilizando curetas afiadas ou brocas esféricas lisas. Nessa etapa é importante lavar a ferida cirúrgica com água limpa abundante;
  3. Após a higienização, ocorre a hemostasia espontânea, seguida da secagem da ferida com um pedaço de algodão esterilizado. Assim, o dentista pode solução de aplicar uma solução de corticosteroide-antibiótico por 10 a 15 minutos;
  4. Na última etapa, ocorre a aplicação de hidróxido de cálcio puro e cimento odontológico. Isso acontece porque estas duas substâncias se complementam. Em seguida, o excesso de material é removido das paredes laterais e é instalada uma restauração, que pode ser provisória ou imediata.

Importante: é durante o procedimento é realizada a aplicação do formocresol em polpa viva.

Quais São os Benefícios e Prejuízos do Formocresol?

Um dos benefícios da solução inclui a atividade antimicrobiana. Dessa forma, o formocresol consegue neutralizar as toxinas que estão presentes no canal radicular.

Entre os prejuízos da solução é que ela tem substâncias tóxicas. Assim, é preciso evitar o contato com os tecidos gengivais.

Além do contato gengival, caso você ingira a solução, é preciso procurar ajuda médica o mais rápido possível.

Por isso, fique atento para as recomendações durante o uso da solução no consultório odontológico. Assim, a segurança com formocresol é garantida.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.