Forma de contorno é uma etapa importante do tratamento endodôntico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra qual é a melhor maneira de planejar e realizar essa técnica

A endodontia é responsável por estudar todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais de nossos dentes, bem como as doenças que podem atingi-los. É nessa ciência que encontramos o termo forma de contorno.

A forma de contorno é um dos principais passos de um tratamento endodôntico. Esse procedimento muitas vezes é necessário por conta de traumas dentários, cárie ou finalidade protética.

Forma de contorno é a remoção do teto da câmara pulpar dentária, onde o formato da cavidade externa corresponde ao formato da cavidade pulpar.

Como efetuar a forma de contorno corretamente

A forma de contorno da cavidade endodôntica deve ser corretamente configurada. Assim, ela deve ser posicionada de maneira que possibilite o acesso direto para a instrumentação, da margem da cavidade ao forame apical.

A forma de contorno da cavidade endodôntica está intimamente relacionada com a anatomia interna do dente.

Em virtude dessa relação interna-externa, o preparo endodôntico deve ser realizado de maneira inversa. Ou seja, de dentro para fora do dente.

Para que o preparo seja realizado de forma adequada, é interessante que o profissional considere três fatores da anatomia interna do órgão dentário:

  1. Extensão da câmara pulpar;
  2. Formato da câmara pulpar;
  3. Número de canais e suas curvaturas.

O procedimento visa englobar todo o tecido já cariado e também as áreas suscetíveis à cárie na superfície dental. Assim, o dentista deve seguir alguns princípios básicos, como:

  • Todo esmalte sem suporte dentinário deve ser removido. Ou, quando possível, apoiado sobre um material adesivo (resina composta ou cimento ionomérico);
  • o ângulo cavo superficial do preparo deve localizar-se em área de relativa resistência à cárie e que possibilite um correto acabamento das bordas da restauração;
  • devem ser observadas as diferenças de procedimentos para as cavidades de cicatrículas e fissuras e aquelas com superfícies lisas.

Planejando a forma de contorno

Para planejar a forma de contorno corretamente e conseguir realizar o preparo cavitário adequadado, o dentista deve ter alguns fatores em mente:

  1. Extensão de tecido cariado – partindo do princípio que a cárie se propaga como dois cones sobrepostos pelas bases, na junção amelodentinária, a forma de contorno deve englobar tanto a extensão superficial da cárie quanto a sua propagação ao longo dessa junção.
  2. Extensão da conveniência – a forma de contorno também deve englobar todas as cicatrículas. Além disso, fissuras e sulcos muito profundos e próximos à cárie devem ser observados. Isso para permitir um bom acabamento das margens de restauração.
  3. Idade do paciente – em pacientes com idade mais avançada a forma de contorno deve se limitar à remoção do tecido cariado à determinação de paredes em dentina e esmalte hígidos. Isso porque em idosos, normalmente a face oclusal apresenta forte abrasão. Assim, os sulcos praticamente desaparecem.

Existem algumas dicas para procedimentos que venham a utilizar materiais temporários, como resina composta ou cimento ionomérico.

Com isso, nesses casos, os materiais costumam apresentar características adesivas. Assim, as formas de contorno interna e a externa devem limitar-se à remoção da cárie e à conformação das paredes cavitárias.

Agora você já conhece um pouco mais sobre a dentística e a forma de contorno. Portanto, é legal seguir as dicas passadas nesse artigo para realizar procedimentos endodônticos com sucesso.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.