Fio dental em crianças deve ser usado desde os primeiros dentes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Fio dental com haste é uma possibilidade para fazer a higiene bucal das crianças

Cuidar da saúde bucal é um requisito para qualquer idade. No entanto, é preciso ter um cuidado especial na infância, já que os pequenos muitas vezes não tem autonomia para cuidar da higiene dos dentes sozinhos. Assim, os pais devem observar todos os cuidados necessários, como passar o fio dental em crianças.

O uso do fio dental em crianças é tão importante quanto na fase adulta. Somente com seu uso adequado é possível eliminar os resíduos que as cerdas das escovas não podem alcançar. Mas você sabe qual é o momento certo para iniciar o fio dental na higiene bucal da criançada?

Como dissemos, passar o fio dental é essencial para a limpeza completa dos dentes. Portanto, o uso do fio dental em crianças deve começar desde o nascimento dos primeiros dentinhos, a partir do momento em que houver contato entre dois dentes.

O contato entre dentes normalmente é mais intenso entre os molares, os dentes do fundo. Esses dentes costumam nascer por volta dos dois anos e meio de idade e precisam de maior atenção por parte dos pais na hora da limpeza, uma vez que os pequenos ainda não possuem destreza suficiente para passar o fio dental nessa região.

Mesmo que a criança ainda possua dentinhos separados, é importante incluir o uso do fio dental na infância para que ela desenvolva o hábito de cuidar sempre da saúde bucal.

Como incluir o uso do fio dental em crianças?

Nem sempre auxiliar na higiene bucal da criança é um processo fácil, especialmente na primeira infância, mas é necessário.

O primeiro passo para facilitar esse processo é conversar com os pequenos, explicando a importância de uma higiene dental infantil completa. Uma alternativa para incentivá-los é por meio de vídeos educativos.

A segunda dica é o uso de um fio dental infantil, isto é, um fio dental especial para auxiliar na limpeza nessa idade, como o fio dental com haste, por exemplo. Essa é uma boa opção para a criança que já tem habilidade para fazer a limpeza sozinha e para os pais que precisam auxiliá-la.

Isso porque a haste torna o manuseio do fio dental mais fácil, além de evitar que os pais tenham que colocar os dedos na boca da criança.

Os pais devem auxiliar a higiene bucal da criança até os 8 anos de idade. Depois disso, a criança normalmente tem capacidade de realizá-la sozinha, mas a supervisão dos pais ainda é recomendada.

Acompanhamento odontopediátrico

Outro indicação importante para manter a saúde bucal infantil é visitar um odontopediatra regularmente. Essas consultas são essenciais para as crianças e seus responsáveis.

O odontopediatra pode orientar os pais sobre como fazer a limpeza bucal dos filhos. Fora isso, as consultas periódicas também garantem um acompanhamento profissional da saúde bucal da criança.

Com acompanhamento adequado e seguindo todos os passos de higiene necessários, como passar o fio dental em crianças, a saúde bucal dos pequenos estará sempre em dia!

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!