PACIENTES

Fibrotomia pode determinar o sucesso de tratamentos ortodônticos

Fibrotomia pode determinar o sucesso de tratamentos ortodônticos

Entenda como o procedimento é realizado e sua importância

Alguma vez em sua vida você já precisou realizar um procedimento ortodôntico? Em alguns casos, pode ser que as fibras da gengiva atrapalhem o tratamento, sendo necessária a realização de uma fibrotomia.

As fibras gengivais atuam como bandas de borracha torcida, prendendo nossos órgãos dentais. Entretanto, pode ser que os dentes estejam presos no espaço “errado”, sendo necessária uma fibrotomia.

Fibrotomia é uma técnica cirúrgica periodontal que rompe as fibras de ligamento gengival, visando diminuir as tensões dessa região. Consequentemente, facilita a realização de procedimentos ortodônticos.

Como é feita a Fibrotomia?

Para começar, é fundamental que o profissional encarregado aplique uma anestesia local em seu paciente. Em seguida ele pode começar a enfiar o bisturi dentro do sulco gengival do paciente.

A incisão deve ser realizada na porção coronária interna da gengiva, até atingir a crista óssea.

Assim, o profissional pode seccionar as fibras dento gengivais que estão inseridas na porção cervical a uma profundidade de aproximadamente 3 mm acima da crista óssea alveolar.

O principal objetivo é o rompimento e a exérese de parte das fibras gengivais. O ideal é que a fibrotomia gengival seja realizada nos 360º da estrutura dentária.

Com isso, há uma diminuição considerável de recidivas de dentes girados ou movimentados ortodonticamente.

O reparo das fibras é extremamente veloz

Um fator importante para o sucesso da técnica cirúrgica periodontal e, consequentemente, do tratamento ortodôntico em questão é que a fibrotomia deve ser realizada semanalmente ou em um intervalo de 15 dias.

Isso porque o reparo natural dessas fibras é extremamente rápido. Assim, pode ser que a aceitação do organismo do paciente seja um pouco difícil.

Mas o tempo de intervalo entre a realização das cirurgias varia bastante, uma vez que o período de reparação é diferente em cada paciente.

É interessante ressaltar que, apesar do procedimento parecer um tanto agressivo e ser efetuado diversas vezes, o sulco gengival mantém seus níveis fisiológicos normais, não sendo prejudicado.

Como é o pós-operatório?

Como já dissemos, para a realização do procedimento é necessária a aplicação de anestesia local. Logo, durante a cirurgia em si o paciente não deve sentir dor alguma.

Ao final da fibrotomia, o recomendado é que a pessoa utilize alguns analgésicos, assim que a dormência da anestesia acabar.

Entretanto, não são necessários outros cuidados tão específicos, já que a cirurgia é efetuada entre curtos períodos de tempo.

Além disso, fora levíssimas dores ou incômodos, são bem raros os casos em que os pacientes encontram maiores complicações devido à operação.

Sobre o tratamento ortodôntico

O tratamento ortodôntico tem como principal função restabelecer a oclusão dentária. Ou seja, o perfeito engrenamento dos dentes superiores com os inferiores.

Essa função é fundamental para uma mastigação correta e, consequentemente, a adequada nutrição e saúde bucal. Com o restabelecimento da oclusão, evitam-se problemas relativos à respiração, deglutição e também da fala.

A realização do tratamento se dá por diversas formas, sendo as mais comuns pelo uso de aparelhos ortodônticos fixos e/ou móveis.

Os aparelhos possuem o papel de alterar o crescimento mandibular e corrigir as falhas dentárias da mordida e para um resultado satisfatório, em algumas ocasiões é necessária a realização de uma fibrotomia.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também