O que é Fibromatose Gengival? Entenda a doença

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Anomalia afeta não só a estética, como a funcionalidade da boca do paciente

A gengiva é uma das áreas mais importantes da boca. Ela é a responsável por proteger raízes dentárias e o osso, assim como servir de suporte para os dentes. Por isso, uma doença como a fibromatose gengival compromete por completo a boca do paciente.

fibromatose gengival se destaca das demais doenças da gengiva pelas suas causas e tratamento. Confira o artigo até o final e descubra tudo sobre essa doença.

A fibromatose gengival é uma anomalia que causa crescimento excessivo do tecido gengival. É classificado como indolor e não hemorrágico.

O crescimento da gengiva pode levar a cobertura parcial ou total das coroas dentárias e um aumento significativo no volume da gengiva. Além do óbvio prejuízo estético, a doença também prejudica as funções do dente.

A mastigação e higiene se tornam cada vez mais difíceis conforme a gengiva aumenta de tamanho. Isso pode facilitar o aparecimento de outras doenças, como a cárie.

Quais as causas da fibromatose gengival?

A fibromatose gengival tem duas causas principais: o fator hereditário e os fármacos. É preciso ressaltar que essa doença é rara, por isso não entre em pânico. Ela é fácil de ser identificada – o crescimento da gengiva é aparente – e pode ser tratada.

Como é indolor, não há sintomas além do próprio crescimento gengival. Por isso, fique atento as causas e, assim que notar alterações na sua gengiva, busque o seu cirurgião-dentista de confiança.

Fibromatose gengival hereditária

A fibromatose gengival hereditária é uma herança autossômica dominante ou recessiva. Se você apresenta o quadro, há grandes chances dos seus filhos apresentarem o mesmo quadro.

Não há preferência sexual e pode se apresentar de forma leve ou grave em indivíduos da mesma família.

Fibromatose gengival por fármacos

A fibromatose gengival induzida por fármacos acontece quando o paciente consome certos tipos de medicamento. Um dos exemplos mais comuns são os medicamentos que bloqueiam os canais de cálcio.

Existe tratamento para fibromatose gengival?

Sim, existem tratamentos! No entanto, não existe cura. É por isso que você deve procurar tratamento logo no início do sintoma, porque assim os efeitos serão reduzidos, os procedimentos mais fáceis e o acompanhamento mais eficaz.

Os tratamentos se baseiam na retirada do tecido extra e na manutenção do estado saudável da gengiva.

Um paciente com aumento do tecido gengival deve ir com frequência ao dentista, para garantir que o tecido gengival parou de crescer e está saudável.

No caso da fibromatose  gengival induzida por fármacos, o consumo do medicamento deve ser cortado assim que o diagnóstico for dado. Isso pode evitar que o quadro se agrave e, em alguns casos, cortar o efeito colateral nas gengivas.

Não se pode garantir uma cura, mas se o consumo for cortado logo no início dos sintomas e um bom acompanhamento for feito, pode acontecer do tecido gengival permanecer no tamanho ideal.

Como evitar a fibromatose gengival?

Infelizmente, o aumento do tecido gengival não pode ser evitado. Ambas as causas fogem do controle dos profissionais da saúde e do próprio paciente.

Por isso é tão importante manter sua saúde bucal em dia, com visitas periódicas ao dentista. Uma avaliação pode indicar o início da fibromatose gengival muito antes de você começar a notar a diferença!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.