Fibras gengivais são elementos bucais importantes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui quais são os tipos de fibras gengivais existentes

Você sabia que é importante conhecer os elementos da sua boca? Assim, você consegue manter uma saúde bucal perfeita e ter um sorriso bonito. Por exemplo, você conhece as fibras gengivais?

Pode ficar tranquilo porque neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre as fibras gengivais. Por isso, vamos começar a entender o que são elas.

As fibras gengivais são componentes do tecido conjuntivo, que é o tecido mais presente na gengiva.

Tipos de fibras gengivais

Existem diferentes tipos de fibras gengivais. As fibras principais são divididas em:

  • Fibras circulares: feixes de fibras na gengiva livre e que envolvem cada dente como se fosse um anel;
  • Fibras dentogengivais: ficam no cemento da parte supra-alveolar da raiz. Assim, elas se projetam como um leque para o tecido gengival livre das superfícies interproximal, lingual e vestibular;
  • Fibras dentoperiósticas: ficam no cemento, assim como as fibras dentogengivais. Elas passam pela crista óssea vestibular e lingual e se direcionam para os tecidos da gengiva inserida; e
  • Fibras transeptais: ficam entre o cemento supra-alveolar dos dentes adjacentes.

Além das fibras do tecido conjuntivo, também vemos a presença das fibras do ligamento periodontal. Elas, que são de colágeno, são divididas em grupos:

  • Grupo da crista alveolar: grupo localizado no cemento e na junção amelocementária;
  • Grupo horizontal: grupo localizado de forma apical ao grupo da crista alveolar;
  • Grupo oblíquo: é o grupo com o maior número de ligamentos;
  • Grupo apical: grupo que fica localizado em volta do ápice da raiz; e
  • Grupo inter-radicular: grupo que fica no meio das raízes dos dentes que são multirradiculares.

Preciso cuidar das fibras gengivais?

A resposta é sim! Se você não cuidar das suas fibras, toda a sua saúde bucal será comprometida. Uma alteração perigosa, caso você não cuide da sua higiene oral, é a doença periodontal.

Essa doença se manifesta em três estágios: gengivite, periodontite e periodontite avançada. Cada uma delas representa alterações negativas na gengiva e nos ossos periodontais.

Alguns dos sintomas mais comuns dessa doença são:

Para um tratamento eficaz, é preciso que o paciente passe por uma limpeza. Outros métodos envolvem a aplicação de derivados de matriz do esmalte dental, regeneração tecidual e raspagem e alisamento radicular.

Com cuidados básicos diários, você consegue manter uma vida saudável e evitar problemas no futuro. Assim, separamos algumas recomendações para você seguir.

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes. Além disso, prefira escovas de cerdas macias.

Lembre de sempre escovar a língua também. É importante tentar não passar a escova bruscamente.

O uso do fio dental, pelo menos uma vez ao dia, é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas limpe toda a área ao redor do dente, perto da gengiva e das fibras gengivais.

O seu dentista também pode indicar um enxaguante bucal para manter e completar a limpeza todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada.  Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

Evitar fumar e controlar o consumo de bebidas alcoólicas são outras orientações. Faça visitas regulares ao seu dentista de confiança para checar a saúde das suas fibras gengivais!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.