A falta de higiene bucal desenvolve problemas mais graves do que imaginamos. É importantíssimo manter a limpeza da boca em dia
A falta de higiene bucal afeta nossa saúde como um todo, e não só a da cavidade bucal.
Engana-se quem acredita a falta de higiene bucal causará apenas cárie. A verdade é que essa condição pode se tornar um problema sistêmico, passando a atingir outras partes do corpo.
Falta de higiene bucal acontece quando deixamos de lado a escovação e o uso do fio dental – hábitos que devem ser diários, feitos após as refeições, antes de dormir e ao acordar.
Agora, vamos listar quais são as doenças causadas pela falta de higiene bucal.
Cárie
A cárie é uma forma de deterioração dos dentes. Ela é uma lesão estrutural e uma infecção ocasionada por bactérias, que perfuram o esmalte do dente, formam placas duras e com coloração escura.
Dependendo da gravidade, causam dor e desconforto aos pacientes.
Além da má higiene bucal, esse problema é potencializado pela dieta da pessoa. Alimentos com alto teor de açúcar e de gordura ajudam a danificar o esmalte do dente, deixando-o mais suscetível ao desenvolvimento da cárie.
Mau hálito
O mau hálito é o cheiro desagradável que a pessoa exala pela boca. A halitose não é uma doença ou uma anomalia, mas um indício de que algo não está correto no organismo.
A falta de limpeza da boca ajuda na proliferação de bactérias, que, com o tempo, começam a emitir o odor tão característico.
Por isso, é importante não deixar nenhum resquício de sujeira para trás e se lembrar de escovar a língua.
Afta
A afta é uma pequena ferida que se forma dentro da boca. É identificada por sua forma arredondada, centro amarelado ou esbranquiçado e vermelhidão ao redor. Ela costuma provocar desconforto nos pacientes.
A ausência da limpeza correta estimula seu aparecimento e dificulta sua cura.
Gengivite
A gengivite é resultado do acúmulo de placa bacteriana. Se ela não for removida, transforma-se em tártaro. E as bactérias contidas tanto na placa quanto no tártaro irritam as gengivas, deixando elas inchadas e sensíveis.
Se a inflamação não for tratada, gera dor, sangramento do tecido gengival e pode evoluir para a periodontite.
Periodontite
A periodontite é uma doença bucal que compromete todos os tecidos de suporte ao redor do dente, principalmente os ossos e ligamentos periodontais. Pode motivar a perda de dentes por conta da fragilidade óssea desenvolvida.
Endocardite bacteriana
Como dissemos, problemas bucais incentivados pela má higiene dos dentes podem originar doenças sistêmicas, como é o caso da endocardite bacteriana.
A endocardite é uma infecção do endocárdio, que é o revestimento interno do coração. Ela acontece quando bactérias de outra parte do corpo se espalham através da corrente sanguínea, contaminando a outra região.
E, normalmente, essa patologia acontece em virtude dos microrganismos presentes na boca.
Parto prematuro
Mulheres grávidas precisam realizar o pré-natal odontológico.
Uma simples doença periodontal podem fomentar o parto prematuro. Isso acontece porque a inflamação na gengiva libera citoquininas e prostaglandinas, substâncias que induzem o parto.
Impotência sexual
A locomoção de bactérias das gengivas também pode afetar as veias que irrigam o pênis, dificultando a ereção.
Candidíase oral
A candidíase oral, que é conhecida popularmente como sapinho, é uma infecção causada pelo acúmulo do fundo Candida albicans.
Um dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença é a falta de higiene oral.
Portanto, a falta de higiene bucal faz com que surja diversos problemas. Então, é importantíssimo efetuar uma limpeza da boca impecável e consultar o dentista periodicamente, diminuindo os riscos de aparecimento desses distúrbios.