Confira aqui como as extrações seriadas são realizadas na área da odontologia
Dentro do tratamento ortodôntico para dentes apinhados, algumas técnicas não conseguem chegar nos resultados esperados. Por esse motivo, os profissionais recorrem às extrações seriadas.
A técnica de extrações seriadas é realizada pelos profissionais da ortodontia, conhecidos como ortodontistas. Mas, afinal, o que são as extrações seriadas?
As extrações seriadas são procedimentos de retirada de dentes apinhados. O objetivo é melhorar a oclusão dentária e garantir um sorriso bonito.
Se você ficou interessado pelo assunto então fique ligado neste artigo! Isso porque vamos tirar todas as suas dúvidas e mostrar curiosidades sobre as extrações seriadas. Vamos começar?
Conhecendo mais sobre o apinhamento dentário
O apinhamento dentário resulta nos dentes apinhados. Eles representam os dentes que nascem tortos e sobrepostos um sobre o outro.
Além de indicarem um inconveniente estético, eles ainda podem estar por trás de diversos problemas para a saúde bucal.
Na maioria dos casos, o nascimento de dentes tortos está associado à questões genéticas.
Além disso, o apinhamentos dos dentes pode ser causado pelo hábito de chupar o dedo ou chupeta de forma exagerada durante a infância, o que pode ser considerado como hábito parafuncional.
Ainda, o dente apinhado pode ser motivado por causa de má formações faciais. Esses casos clínicos são mais raros, no entanto não são inexistentes.
Algumas das principais consequências do apinhamento são:
- Dificuldade na hora de realizar uma higiene bucal adequada;
- Acúmulo de bactérias;
- Acúmulo de restos de alimento;
- Alterações estéticas;
- Infecções na boca;
- Doenças bucais: como doença periodontal, halitose e cárie dentária.
Pelo apinhamento dos dentes trazerem consequências graves para a saúde bucal dos pacientes, os profissionais recomendam tratamentos. E é exatamente nessa situação que são realizadas as extrações seriadas.
Quais são as indicações para as extrações seriadas?
Os profissionais da odontologia indicam as extrações nos casos dos dentes apinhados. Dessa forma, as principais características dos casos clínicos são:
- Má oclusão de classe I acompanhada de discrepância dento-maxilar negativa; e
- Falta de espaço no arco dentário.
Como já vimos, os profissionais mais recomendados para atuar nesses casos são os ortodontista.
Dentro da área da ortodontia, eles são responsáveis pelos cuidados com o desenvolvimento da arcada dentária, verificação de alterações ou má formação e promoção da melhora da saúde bucal.
Como a extração seriada é realizada?
Assim que o paciente e o ortodontista notarem que o tratamento ortodôntico para os dentes apinhados não está fazendo muito efeito, eles optam por outro processo. Esse processo é justamente a extração seriada.
Como são realizadas as extrações seriadas em ortodontia? Bom, a resposta é simples: o processo tem como base a extração dos dentes decíduos, também conhecidos como dentes de leite ou dentes temporários.
Com a retirada dos dentes de leite, o profissional acompanha a evolução da oclusão dentária. Após a remoção dos elementos da dentição decídua, o profissional faz a extração de pré-molares.
Isso porque com a retirada dos pré-molares é possível ter o encaixe mais adequado dos dentes.
Depois das extrações, o profissional consegue guiar a erupção dos dentes que são permanentes. Assim, o encaixe adequado dos dentes na arcada dentária é alcançado.
Portanto, com as extrações dentárias, o paciente consegue ter um resultado positivo. Dessa forma, você garante a manutenção da saúde bucal e o sorriso bonito e saudável.