Não é preciso de uma preparação especial, mas é necessário ter um pós-operatório cuidadoso na extração de siso
A extração de siso é uma grande pedra no caminho de qualquer paciente. Muitas pessoas sentem calafrios pelo corpo, só de pensar nisso. Apesar de não ser algo agradável, não há com o que se preocupar!
A cirurgia de extração de siso é uma das mais realizadas pelos dentistas. Elas podem ser feitas quando os dentes já nasceram ou quando ainda estão inclusos.
A extração de siso acontece no momento em que o dentista verifica que a permanência do dente do siso não será benéfica para o paciente, comprometendo os outros dentes e a estrutura da arcada dentária.
Motivações para extrair o Siso
As principais indicações para a retirada do siso são:
- Higiene inadequada da área quando o dente está muito encoberto;
- Pressão nos dentes ao redor, desalinhando a arcada;
- Má oclusão em virtude do siso;
- Fala comprometida por causa do nascimento do dente;
- Sisos que não conseguem nascer sozinhos por conta da ausência de espaço ou por estar mal posicionado;
- Sisos que se infeccionam facilmente;
- Quando o siso entra em contato com a raiz do segundo molar, o que ocasiona em dor, podendo até ser necessário fazer canal no futuro;
- Se estão causando dor em outros lugares do rosto, como na mandíbula ou perto dos ouvidos.
Sintomas de siso inflamado
- Mau hálito;
- Dores agudas nos dentes, no rosto e na cabeça;
- Vermelhidão na região da boca onde está localizado.
Preparação
Antes de realizar a remoção, não é necessária nenhuma preparação.
O máximo que o dentista pode pedir é que o paciente comece a ingerir medicamentos poucos dias antes do procedimento, a fim de facilitar a cicatrização e evitar fortes dores.
A anestesia é local, injetada por meio de uma agulha. O paciente sentirá um pequeno desconforto no momento, mas logo passará.
Como funciona
Depois de se certificar que a anestesia fez o efeito desejado, o dentista fará uma cisão na pele da gengiva que circunda o dente. Em seguida, ele a desloca e realiza o procedimento de extração do dente siso.
Por fim, o dentista retira todos os resquícios do dente que possam ter ficado para trás, faz a limpeza da cavidade e sutura o local.
Há alguns casos em que existe uma dificuldade maior em retirar o siso. Por isso, pode ser que o dentista despedace os dentes para facilitar a retirada.
Tempo da cirurgia
O tempo para a extração dos sisos é bastante relativo. Depende da gravidade do dente.
Se está em condições favoráveis, em menos de 30 minutos será removido. Mas há casos de pacientes que ficam mais de 1 hora para retirar somente um dos dentes.
Pós-operatório
Veja as recomendações a serem seguidas depois da operação:
- Faça compressas de gelo para aliviar o inchaço da região, diminuindo o incômodo;
- Coma alimentos pastosos ou líquidos. Por exemplo, sopas e sucos;
- Tome todos os medicamentos que forem pedidos pelo dentista;
- Não fume. A fumaça tóxica do cigarro ajuda a inflamar o machucado;
- Não consuma bebidas alcoólicas. Da mesma maneira que o cigarro, a o álcool também irrita o ferimento. Além disso, não é aconselhado misturar antibióticos e bebidas que contenham álcool;
- Faça uma boa higiene bucal. Mas tome cuidado quando for limpar a área onde foi feita a cirurgia do siso! Não deixe que a escova bata na região que está sensível;
- Dentro de uma semana, volte ao consultório para verificar como está a cicatrização.
Agora que você já entendeu como funciona o processo de extração de siso, não há o que temer! O procedimento é muito comum. Basta seguir à risca todas as orientações de seu dentista.