Estomatite protética se manifesta principalmente em idosos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A doença pode surgir a partir de próteses dentárias mal adaptadas

O uso inadequado de próteses dentárias pode acarretar em diversos problemas de saúde bucal, como a estomatite protética.

A estomatite protética ocorre principalmente em idosos, uma vez que eles são os principais usuários de próteses dentárias.

Estomatite protética é definida como um processo infeccioso que ocorre na mucosa subjacente à prótese removível. A anomalia é associada frenquentemente à região do palato.

Fatores causadores da Estomatite Protética

Com base em análises científicas, foi possível identificar alguns fatores etiológicos da doença:

  • Má adaptação e higienização da prótese dentária;
  • Alteração do fluxo salivar;
  • Reação de hipersensibilidade ao material da base protética;
  • PH inferior a 6,5 na mucosa oral.

Por isso, devemos destacar a importância da manutenção e utilização correta de próteses dentárias, além, é claro, de uma apropriada higiene oral para uma remoção eficaz do biofilme dental.

Sintomas da Estomatite Protética

Na maioria dos casos esse tipo de estomatite se desenvolve de maneira assintomática. Entretanto, em algumas situações pode ser que o paciente apresente alguns sintomas:

  • Queimação;
  • Dor local;
  • Gosto desagradável na boca;
  • Mau hálito;
  • Perda de apetite.

Considerações sobre a Estomatite Protética

Clinicamente, a estomatite protética é classificada em 3 níveis, que se baseiam na severidade da inflamação. Quando se trata de uma infecção mais controlada, ela é classificada como tipo 1 ou hiperemia localizada.

O tipo 2, conhecido como eritema generalizado ou difuso, é um dos mais recorrentes.

Já quando a inflamação é bastante agressiva, trata-se de uma hiperplasia papilar inflamatória do palato ou estomatite protética tipo 3.

Estudos apontam que a doença acomete principalmente o sexo feminino. É provável que essa predominância esteja diretamente relacionada das alterações hormonais constantes sofridas pelas mulheres, principalmente durante o período da menopausa.

Tratamento para Estomatite Protética

O primeiro passo para eliminar de vez a queimação protética é dormir sem as próteses. Assim, é necessário que você deixe ela em um copo, imersa na água.

Fora isso, é preciso higienizar diariamente as próteses utilizando uma escova dental com cerdas bem macias.

Você também pode esterilizar o objeto. Para isso é necessário diluir uma colher de hipoclorito de sódio em um copo com água.

Em seguida, você deve deixar sua prótese imersa durante 30 minutos nesta solução. O procedimento pode ser realizado duas ou três vezes por semana.

O hipoclorito de sódio possibilita uma eliminação completa do biofilme dental ali presente. Ele também pode remover manchas e prevenir a formação de cálculos.

Entretanto, pacientes com próteses parciais removíveis devem evitar o uso dessa substância. Ela pode corroer as partes metálicas do dispositivo, prejudicando seu funcionamento.

Antigamente, o problema era tratado com agentes antifúngicos, mas com o tempo foi descoberto que estas substâncias incitavam o desenvolvimento de microrganismos mais resistentes, comprometendo ainda mais a saúde bucal das pessoas.

Alguns pesquisadores apontam que é possível realizar o tratamento utilizando a terapia fotodinâmica, porém a técnica ainda está restrita a pesquisas.

Para ser regularizado, esse tratamento para estomatite protética necessita do estabelecimento de protocolos adequados e de autorização das autoridades da área de saúde.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!