Estomatite nicotínica é um dos perigos do cigarro para a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Estomatite nicotínica promove o aparecimento de manchas na cavidade oral

O hábito de fumar causa diversos problemas para a saúde do corpo em geral. Apesar de não ser muito popular, a estomatite nicotínica é uma dessas patologias que podem se agravar com o tempo.

Sabemos que o cigarro prejudica – e muito! – nossa saúde bucal. E a estomatite nicotínica é uma das consequências que se manifesta na boca por conta desse vício.

Estomatite nicotínica é uma lesão que se forma no céu da boca de pessoas fumantes.

Causas da Estomatite Nicotínica

Em geral, o aparecimento dessa lesão bucal está mais relacionada ao calor dos cigarros do que ao efeito das substâncias presentes nos cigarros.

Contudo, essas também são prejudiciais para a saúde bucal.

Características da Estomatite Nicotínica

A principal característica desse tipo de estomatite é o aparecimento de pontos vermelhos no palato duro, além do surgimento de uma área esbranquiçada.

Esses pontos avermelhados correspondem aos dutos de glândulas salivares que se encontram inflamados. Se não for tratada, a mucosa palatina se torna acinzentada e espessa, apresentando aparência repleta de fissuras.

Sintomas da Estomatite Nicotínica

Além das características visíveis na cavidade oral, principalmente na região do palato duro, essa lesão relacionada ao fumo tende a não apresentar outros sintomas.

Tratamentos para Estomatite Nicotínica

A melhor forma de tratar a estomatite nicotínica é a interrupção do hábito que a causou.

Isso significa que o paciente deve parar de fumar o mais breve possível, evitando que a lesão se desenvolva para problemas mais graves, como o aparecimento de um carcinoma.

Assim, a lesão tende a desaparecer de forma espontânea em algumas semanas. Ainda, é importante que seja realizada uma visita ao consultório do médico dentista.

Desse modo, o profissional poderá avaliar a lesão bucal e suas consequências para a saúde da boca.

Outros malefícios do cigarro para a saúde bucal

Além da estomatite nicontínica, o hábito de fumar cigarros também colocar a saúde bucal em risco por diversos outros motivos.

Entre alguns deles, podem ser citados:

  • Câncer bucal – o principal risco relacionado ao consumo de cigarros é o desenvolvimento de um câncer na boca. Entre os tipos mais comuns de câncer ocasionados pelo hábito de fumar estão os de faringe, laringe, esôfago e de lábio. O aparecimento de feridas persistentes pela boca, caroços ou inchaços na bochecha, perda de sensibilidade, sensação de dormência em qualquer parte da boca ou o aparecimento de mancha brancas na boca são sinais.
  • Gengivite – esse tipo de inflamação na gengiva acontece por causa do acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Entre os principais sintomas podem ser citados a dor, vermelhidão, inchaço e sangramento na região das gengivas. É a fase inicial da doença periodontal e, portanto, mais fácil de ser tratada. Se não tratada, pode progredir e causar complicações mais graves. Nesses casos, o tabaco influencia no sistema imunológico.  Isso faz com que a cicatrização seja dificultada, uma vez que o corpo não consegue combater as bactérias que causam as doenças periodontais.
  • Dentes amarelados ou escurecidos – algumas das substâncias presentes em cigarros e cachimbos ainda ajudam a manchar e escurecer tanto os elementos da arcada dentária, quanto os tecidos da gengiva.
  • Mau hálito – o cheiro amargo e desagradável que sai pela boca é chamado de mau hálito. Ele está relacionado ao hábito de fumar porque o fumo diminui a salivação. A salivação, por sua vez, é responsável por deixar a boca mais limpa e livre de resíduos. Além disso, os elementos químicos presentes em um cigarro potencializam o mau cheiro.

Desse modo, é possível verificar que os riscos do cigarro para a saúde da boca vão muito além da estomatite nicotínica.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.