Espátula odontológica é fundamental no trabalho dos dentistas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda quais são as funções do instrumento dentro de um consultório odontológico

Um instrumento que todos os dentistas possuem em seus consultórios é a espátula odontológica. Ela é fundamental para a realização de diversos procedimentos.

A grande maioria dos modelos de espátula odontológica são feitas de materiais que seguem as regras de biossegurança. Sua limpeza e manuseio são extremamente fáceis, facilitando a vida do usuário.

Espátula odontológica é um instrumental bastante empregado na odontologia para a manipulação de gesso, agnato e outros materiais restauradores.

Materiais Restauradores e de Moldagem

Como a principal utilização da espátula ocorre na espatulação de materiais de moldagem de restauração, nada melhor do que entendermos um pouquinho melhor sobre o que são estas substâncias.

Materiais restauradores

Materiais restauradores são qualquer tipo de elemento que pode ser utilizado para a realização de uma restauração dentária.

Quando quebramos algum dente, nosso sorriso e algumas funções bucais podem ficar comprometidos. Assim, pode ser necessário que os materiais restauradores entrem em ação.

A restauração dentária é um procedimento odontológico que permite a recomposição do dente depois de ter sofrido uma fratura ou cárie muito severa. Os principais materiais utilizados em restaurações são:

  • Resina;
  • Porcelana.

Materiais de moldagem

Os materiais de moldagem são aqueles que têm como função reproduzir o modelo da boca do paciente.

São utilizados para planejar diversos tratamentos, principalmente os que envolvem ortodontia, como a confecção aparelhos fixos e móveis, e implantes. Eles podem ser de dois grupos diferentes: os rígidos e os elásticos.

Os rígidos não estão relacionados com retenções nos dentes ou no osso. Por isso, são usados em pacientes edêntulos, ou seja, que apresentam perda de dentes.

Dentre as substâncias mais utilizadas, podemos citar:

  • Godiva;
  • Pasta de zinco enólica;
  • Gesso.

Os materiais de moldagem odontológica elástico dividem-se em hidrocoloides e elastômeros. Eles possuem a capacidade de moldar regiões retentivas.

Assim, podem ser usados em pessoas com edentulismo ou que sejam totalmente dentados. Os elementos hidrocoloides são ágar e alginato. Já os elastômeros, polissulfeto, poliéter, silicone de adição e de condensação.

Como é feita a Espatulação?

Antes de qualquer coisa, é fundamental dizer que o método de manipulação depende diretamente do elemento que está sendo utilizado pelo dentista.

Entretanto, na maioria dos casos, o recomendado é, com o auxílio de uma placa de vidro, espátula e medidor de pó, seguir os seguintes passos:

  • Colocar a quantidade de pó recomendado para cada caso sobre a placa de vidro ou bloco de papel;
  • Dividir o pó em duas metades;
  • Gotejar o líquido com o frasco na posição perpendicular;
  • Aglutinar a primeira metade do pó ao líquido e manipula-se por 15 segundos;
  • Adicionar o pó restante a massa e manipula-se por mais 15 segundos obtendo-se uma massa cremosa, vítrea e úmida.

É importante destacar que durante o procedimento, a falta de líquido pode acarretar na pouca adesividade da substância. Já o excesso de umidade pode diminuir a resistência a fraturas e aumentar a porosidade do material.

Assim, é necessário ser bastante cauteloso e utilizar a espátula odontológica adequada para a obtenção de um resultado satisfatório.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!