Espaço biológico é fundamental para a manutenção da saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O espaço biológico possui, em média, 3 milímetros de comprimento

Você sabia que a nossa cavidade bucal, além dos dentes, língua e gengiva, possui uma pequena superfície, chamada de espaço biológico?

E a integridade do espaço biológico é fundamental para a manutenção de nossa gengiva e, consequentemente, da saúde de toda a nossa boca.

O espaço biológico é um espaço virtual existente na vertente do periodonto de proteção. Ele é compreendido entre o pico gengival e a crista óssea alveolar. Em outras palavras, trata-se de um pequeno vão presente entre as estruturas dentárias e a gengiva.

Sobre Espaço Biológico

O espaço biológico periodontal é uma estrutura muito importante para a nossa saúde bucal. Sua existência é fundamental para a aderência do epitélio juncional e da inserção conjuntiva ao dente.

Ele recebe esse nome porque faz parte da biologia, ou seja, é imutável. Assim, deve ser respeitado por todas as especialidades odontológicas e, inclusive, ser higienizado pelas pessoas em casa.

O espaço possui, em média, 3 milímetros de comprimento. Ele pode ser considerado um paraíso dos detritos alimentares, por isso sua limpeza é tão relevante.

Devido à falta de cuidados e de higiene, alguns problemas bucais podem propiciar a invasão do espaço biológico:

  • Fraturas radiculares;
  • Reabsorções dentárias;
  • Perfurações radiculares;
  • Preparos protéticos iatrogênicos;
  • Cáries.

Para saber se o seu espaço biológico está adequado e saudável, o odontologista pode realizar um procedimento bastante comum.

Ele pode usar uma sonda periodontal para explorar o espaço entre a gengiva e o dente. A sonda se infiltra nesse espaço e o profissional pode medir a distância da margem gengival até a crista óssea, observando se há alguma anormalidade.

Espaço Biológico x Periodontite

O espaço biológico é nossa principal linha de defesa contra bactérias patogênicas na região entre o dente e o osso. Caso ocorra a presença de toxinas, que evidenciam a existência de bactérias na região, o osso pode iniciar um processo de desmineralização.

Dessa forma, ocorre uma notável perda óssea, o que é um dos principais causadores da doença periodontal. A periodontite é uma evolução da gengivite e pode comprometer todas as estruturas de suporte ao redor do dente afetado.

Espaço Biológico e distância biológica

É possível dizer que o espaço biológico compõe a distância biológica. Esta distância é uma zona de tecidos que constituem as estruturas acima da crista óssea, terminando na margem gengival livre.

Ela pode variar quanto à sua dimensão. Isso depende bastante da largura das fibras supra-alveolares do conjuntivo.

Recuperando o Espaço Biológico

Quando existe uma cárie ou uma fratura subgengival e há a uma restauração protética, é importante que haja uma distância de pelo menos 3 milímetros entre a margem da coroa e o topo da crista óssea.

Caso essa distância seja menor, é necessária a execução da cirurgia de aumento de coroa clínica com osteotomia.

O objetivo do procedimento é remover o tecido ósseo até que o espaço biológico seja recuperado. Por necessitar de acesso ao tecido ósseo, esta cirurgia é realizada por meio de retalho.

Existem ainda algumas situações em que o aumento de coroa clínica com osteotomia é contraindicado, por motivos estéticos. Por exemplo, no caso de um dente anterior superior apresentar fratura, situação na qual uma cirurgia ressectiva causaria uma sequela notável.

Nesta situação, uma possível solução seria a extrusão ortodôntica. Durante a extrusão, o periodontista realiza sessões de fibrotomia e de raspagem.

O objetivo do procedimento é manter a margem gengival e a crista óssea em suas posições, recuperando assim o espaço biológico.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!