Escova de dentes elétrica com inteligência artificial existe?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Você sabia que existe uma escova de dentes elétrica com inteligência artificial? Confira mais detalhes sobre este produto!

Existem muitas áreas que estão desenvolvendo projetos com o uso da inteligência artificial. E você sabia que até mesmo a odontologia faz isso? Como exemplo, temos a escova de dentes elétrica com inteligência artificial.

Neste artigo explicaremos o que é a escova de dentes elétrica com inteligência artificial, como é feito o seu uso e quais vantagens essa tecnologia oferece ao paciente.

A escova de dentes elétrica com inteligência artificial foi lançada em 2019 pela Oral B, e tem como intuito auxiliar e melhorar a escovação do paciente.

Até então, esta é a única marca que criou uma escova que utiliza essa tecnologia.

Sendo assim, se você deseja entender melhor como ela funciona e quais são as vantagens que utilizar esta escova oferece, te convidamos a ler nosso artigo e ficar por dentro de tudo. Confira conosco!

Como a Escova de Dentes Elétrica com Inteligência Artificial Funciona?

Para utilizar esta escova da maneira como ela foi projetada, é necessário que o paciente possua, antes de mais nada, um Smartphone, tendo sistema operacional Android ou iOS, onde ele possa baixar e instalar aplicativos.

Sendo assim, deve ser baixado um aplicativo que, após conectar o celular com a escova via Bluetooth, receberá as informações sobre a escovação da pessoa.

Para isso, este tipo de escova de dentes possui sensores que identificam quando o paciente está aplicando muita pressão ou escovando um ponto de maneira incorreta.

Após essa verificação, o sensor envia as informações para o aplicativo. Para chegar ao resultado, também é levado em conta o algoritmo de inteligência artificial Genius X.

E é por meio destes dois fatores que é possível avaliar a escovação da pessoa e dizer onde, e como, é possível melhorar. Além disso, o aplicativo também mostra qual é o tempo de escovação do usuário.

Este fator, por sua vez, é importante para ter noção se o processo está realizando no tempo correto ou não.

Quais Benefícios Essa Tecnologia Proporciona?

Apesar de existirem técnicas de como realizar a escovação corretamente, é comum que sejam cometidos alguns erros durante essa prática.

De tal forma, a maior vantagem associada à este dispositivo é justamente a melhora que ele oferece na limpeza dos dentes.

Sendo assim, é possível entender se a higiene bucal está correta ou não, bem como entender quais são os pontos que precisam ser melhorados.

Ao analisar tudo isso, é possível afirmar que o processo de escovar os dentes pode se tornar mais eficiente.

Já Existem Modelos Disponíveis no Mercado?

Ao todo, existem hoje dois tipos de modelos de escova que utilizam da inteligência artificial no mercado, ambos da Oral B, que são:

  1. Oral B Genius X, lançada em setembro de 2019;
  2. Oral B iO, lançada em janeiro de 2020.

O primeiro dispositivo foi lançado em um valor de US$ 220, que daria em torno de R$910 hoje. Já o segundo, no entanto, ainda não teve o valor divulgado.

Diferença Entre a Escova de Dentes Elétrica com AI e uma Elétrica Convencional?

A este ponto, a dúvida que fica é sobre qual é o diferencial que este dispositivo oferece que a escova de dentes elétrica não proporciona.

E para responder à essa questão, elencamos todos os pontos que essa nova tecnologia possibilita, veja:

  • Movimento rotativo que garante melhor escovação, somado com cerdas que oferecem uma melhor limpeza dental;
  • Proteção à gengivas delicadas, uma vez que a escova possui um controle de pressão caso o usuário aplique muita força, além de um alerta recebido no aplicativo;
  • Auxílio para prevenir futuros problemas bucais;
  • Seis modos de escovação ao todo;
  • Reconhecimento do estilo de escovação do usuário por meio da inteligência artificial, que oferece orientações de como melhorar os resultados;
  • Possibilidade de escovar os dentes por duas semanas completas realizando um carregamento completo da bateria.

Por fim, mas não menos importante, devemos lembrar que a inteligência artificial armazena e envia os dados de como a pessoa escova os dentes ao aplicativo.

Sendo assim, a escova de dentes elétrica com inteligência artificial permite que seja realizado um acompanhamento da rotina de limpeza bucal para ter certeza se está tudo ocorrendo corretamente.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.