Escherichia coli traz consequências para saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como a escherichia coli está relacionada com a área da odontologia

Na área da odontologia, muitas alterações e doenças bucais são provocadas pelas bactérias. Apesar de algumas serem fundamentais para a manutenção da saúde bucal, outras trazem prejuízos. Esse é o caso da escherichia coli.

Ela se manifesta de forma mais frequente nos indivíduos que consomem alimentos ou bebidas contaminados. Além disso, a escherichia coli é mais comum quando os alimentos não estão cozidos.

A escherichia coli é uma bactéria gram-negativa. Ela está presente no trato intestinal e na cavidade bucal. E, tanto no intestino como na boca, a bactéria altera a saúde.

Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre a escherichia coli na odontologia. Vamos começar?

Problemas Causados Pela Escherichia Coli

Na cavidade bucal, a bactéria gram-negativa causa as seguintes alterações bucais:

  • Cárie: lesão estrutural que perfura o esmalte do dente e causa placas duras e com coloração escura. Quando não tratada, pode causar o abcesso. Os sintomas mais comuns são dor no dente, sensibilidade dentária na hora de comer ou beber e dor ao morder, colorações mais escuras e pequenos buracos nos dentes;
  • Placa Bacteriana: é a película grudenta e incolor que é formada por bactérias. Os sintomas mais comuns são sensação de dente sujo e mudança na cor dos dentes;
  • Tártaro: é a forma endurecida da placa bacteriana que se acumula nos dentes. Os sintomas mais frequentes são dentes com coloração amarelada ou amarronzada. Em quadros mais graves, o tártaro causa dor, inchaço e sangramento;
  • Doenças periodontais: elas têm três estágios- gengivite, periodontite e periodontite avançada. Indicam alterações negativas na gengiva e nos ossos periodontais. Principais sintomas: gengiva inchada e sangrando, sensibilidade na gengiva e nos dentes e gengiva retraída; e
  • Mau hálito: cheiro desagradável que sai da boca. O sintoma mais comum é o odor ruim.

Além disso, essa bactéria intestinal causa alterações no nosso organismo, como:

  • Cólica;
  • Dor abdominal;
  • Náusea e vômito; e
  • Diarreia.

Como Evitar a Proliferação da Bactéria?

Como já vimos, a manifestação da bactéria é mais comum quando os indivíduos consomem alimentos não cozidos e bebidas contaminadas. Por isso, fique atento para sempre lavar os produtos e deixar o alimento cozer.

E falando em alimentação, procure consumir alimentos ricos em nutrientes e vitaminas. Além disso, não deixe de se hidratar! Dica: carregue uma garrafa de água sempre com você.

Mas, além desses cuidados, é preciso que você fique atento com a sua higiene oral. Desse modo, faça a escovação depois de 30 minutos de cada refeição. E, lembre de escovar os dentes antes de ir dormir.

Importante: opte por escovas de cerdas macias ou extra-macias. Isso porque elas agridem menos a cavidade bucal. Além disso, passe o fio dental pelo menos uma vez ao dia.

Para completar a limpeza bucal, use o enxaguante bucal recomendado pelo dentista.

Por último, marque uma consulta com o dentista de confiança e peça por mais orientações para evitar a proliferação da escherichia coli. Assim, você garante o sorriso bonito e saudável.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.