Erros no consultório odontológico mais comuns: como lidar?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Evitá-los pode aumentar consideravelmente seu sucesso no mercado da odontologia

Todos os profissionais do ramo sabem o quão concorrido está o mercado de odontologia. Portanto, os erros no consultório odontológico são fatores bem impactantes e deferenciais para o sucesso do negócio.

Dessa forma, estar sempre atento e tentar evitar ao máximo os erros no consultório odontológico é fundamental.

Cometer erros no consultório odontológico pode comprometer, com simples problemas, toda a carreira que vem sendo construída há um tempo como profissional de odontologia.

Além disso, a gravidade do erro e como você soube ou não lidar com ele, também podem fazer a diferença. Por isso, vamos listar alguns neste artigo e te ajudar a evitá-los.

Principais Erros Cometidos no Consultório Odontológico

Nós sabemos que tomar conta de um clínica odontológica e muitas vezes, ser o próprio dono de uma, não é uma tarefa fácil e que traz desafios diários para os profissionais.

Por isso, a melhor forma de evitar que esses erros aconteçam é, primeiramente, conhecê-los e saber o principal motivo pelo qual estão acontecendo.

Entender de onde esses problemas podem sair e então saber exatamente como lidar com eles, pode ser o necessário para impedir que eles apareçam, assim como fazer uma boa administração do consultório odontológico.

Diversas são as complicações que podem se manifestar, porém, normalmente as que mais ocorrem tem a ver com:

  • Uma má gestão do consultório;
  • Não conseguir manter um bom relacionamento com o paciente;
  • Erros técnicos em procedimentos.

Vamos então conhecê-los?

Má Gestão do Consultório

Normalmente, os erros comuns na gestão de consultório odontológico tem a ver com a falta do controle das finanças.

É importantíssimo que o profissional saiba, por exemplo, que, misturar as contas e gastos do consultório com as pessoais é um erro grave.

Além é claro de certos detalhes como, deixar de investir em marketing e estratégias para melhorar ainda mais seu negócio.

Porém, apenas trabalhar para que ocorra uma captação de novos pacientes não é o suficiente. É importante também fazer com que os que já são seus, continuem com você.

Relacionamentos Com os Pacientes

Uma das melhores formas de fidelizar seus pacientes é manter um bom relacionamento com cada um deles.

Entender suas necessidades e conhecer as particularidades de cada um, dá uma sensação de exclusividade, o que é importante para a maioria deles.

Por isso, procure ter uma boa gestão do consultório odontológico e assim manter as informações dos pacientes atualizadas, se esforçando para que o momento seja mais leve.

Erros Técnicos em Procedimentos

Saiba você ou não mas, os pacientes prestam sim muita atenção nos detalhes da clínica e da sala de atendimento do consultório odontológico.

Por isso, um bom exemplo é manter sempre tudo bem limpo e higienizado. A cuspideira é algo que todos têm contato, então, mantenha-a limpa.

Além disso, tomar cuidado e garantir que o paciente não está saindo com a região da boca e lábio sujos da sala, também demonstra cuidado.

Aos que fazem uso de aparelho ortodôntico, por exemplo, tome cuidado com os fios de aço. Uma pontinha de aço solta pode ser muito incômoda e machucar.

São básicos os erros no consultório odontológico, porém, isso não os impede de acontecer. Faça diferente e ofereça o melhor a seus pacientes.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!