O eritema multiforme costuma atingir pessoas de 20 a 30 anos de idade
Você já notou umas manchas e bolhas pelo seu corpo inclusive na mucosa oral? Se a resposta for sim, é bom ficar atento! Você pode estar apresentando sintomas do eritema multiforme.
Nesse artigo, iremos tirar todas suas dúvidas sobre o eritema multiforme. Mas, primeiramente, vamos entender o que ele é.
O eritema multiforme é uma reação do nosso sistema imunológico. É caracterizado como uma inflamação na pele e na mucosa. Assim, manchas vermelhas e bolhas se espalham pelo nosso corpo.
Características do Eritema Multiforme
Geralmente, a doença inflamatória atinge pessoas de 20 a 30 anos. Além disso, as lesões aparecem em 24 a 48 horas. E duram, em média, 4 semanas.
Essas lesões inflamatórias são de tamanhos variados e chegam a vários centímetros. Como já vimos, elas aparecem como manchas vermelhas e bolhas brancas espalhadas pelo corpo e pela mucosa oral.
Normalmente, quando aparece na boca, o eritema é classificado como uma erupção eritematosa vésiculo-bolhosa. Ela pode ser considerada:
- Eritema multiforme menor: quando a pessoa apresenta poucos sintomas e a evolução da inflamação não é muito grave.
- Eritema multiforme maior: também conhecido como Síndrome Stevens-Johnson. É quando a pessoa apresenta sintomas e uma evolução mais grave.
Sintomas do eritema multiforme maior
Alguns dos sintomas mais frequentes são:
- Lesões na pele e na mucosa se manifestando por meio de manchas vermelhas e de bolhas;
- Febre;
- Vômito;
- Coceira;
- Mal-estar;
- Cansaço;
- Sangramento das lesões por causa das coceiras;
- Dificuldade para comer;
- Dificuldade para falar; e
- Dor nas articulações.
Quais são as causas do eritema?
Como já vimos, o eritema é uma reação do nosso sistema imunológico. Por essa razão, algumas das causas mais comuns são:
- Alergia a alimentos;
- Alergia a medicamentos;
- Infecção bacteriana;
- Infecção viral.
Diagnóstico do eritema
Para ter um diagnóstico certeiro, você deve marcar uma consulta com o dermatologista e/ou com o cirurgião-dentista.
Dessa forma, o profissional irá realizar a anamnese e o exame clínico. A primeira etapa pode ser considerada uma “entrevista”, já que o profissional perguntará ao paciente tudo o que ele está sentindo.
Algumas das perguntas são:
- Há quanto tempo você está com essas lesões?
- Elas doem?
- Quais outros sintomas você também manifestou?
Em seguida, o profissional irá fazer o exame físico. Aqui, as lesões serão analisadas e podem até ser mandadas para uma biópsia. E se o especialista ainda ficar com dúvidas quanto à etiologia do eritema cutâneo, poderá solicitar alguns exames complementares
Quais são os melhores tratamentos?
Os tratamentos mudam de acordo com a causa do eritema. Por isso, se o problema surgiu por conta da alimentação, o profissional irá prescrever medicamentos e recomendar que o paciente não consuma mais o alimento.
Se a origem for de fármacos, irá alterar a dosagem ou suspender o remédio
Para casos ocasionados por bactérias e vírus, o melhor recurso terapêutico é à base de antibióticos e antivirais, respectivamente.
Por fim, para minimizar os desconfortos dos sintomas do eritema multiforme, pode ser que o profissional indique que o paciente faça compressas de água fria.