Dureza Vickers auxilia no tratamento odontológico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como a Dureza Vickers está relacionada à área da odontologia

Na odontologia, os profissionais utilizam alguns recursos para analisar elementos relacionados com a saúde bucal. O estudo da Dureza Vickers destes elementos é um exemplo deste processo.

Na maioria dos casos, os profissionais utilizam o método da Dureza Vickers para avaliar o esmalte dos dentes, bem como os dentes que são artificiais.

Dureza Vickers é um método que mede o nível de dureza de um elemento.

Se você ficou interessado pelo assunto, então fique ligado neste artigo. Isso porque vamos tirar todas as suas dúvidas e mostrar curiosidades sobre o teste de Dureza de Vickers na odontologia. Vamos começar?

Como a Dureza Vickers é Usada na Área da Odontologia?

Uma das aplicações do teste de Dureza Vickers na odontologia é no esmalte dentário. Desse modo, o teste consegue obter resultados por meio da medição do grau de mineralização do esmalte.

Dessa forma, o profissional consegue avaliar se o esmalte do paciente está saudável ou não.

Outra aplicação é na superfície dos dentes artificiais, que podem ser produzidos com diferentes materiais. Com isso, os resultados do teste de dureza indicam qual material é o mais adequado para ser usado pelo paciente.

Conhecendo Mais Sobre os Elementos Avaliados

Como já vimos, o teste de dureza é aplicado no esmalte dentário e nos dentes artificiais. Por isso, vamos conhecer mais um pouco sobre esses dois elementos. Vamos começar!

Esmalte Dentário

O esmalte dentário é a camada externa e dura do dente. O esmalte, além de ser formador do dente, também é um dos responsáveis por dar aparência ao conjunto dentário

Por ser extremamente mineralizado, ele é considerado o tecido mais forte de todo o corpo humano. Assim, o esmalte dental apresenta importantes funções, sendo que as principais são:

  • Proteção do dente;
  • Impede a formação da cárie;
  • Impede a sensibilidade dos dentes;
  • Proteção contra as mudanças bruscas de temperaturas;
  • Protege contra o desgaste do elemento dental;
  • Proteção contra a proliferação das bactérias;
  • Proteção contra a erosão dos elementos dentários;
  • Possibilitar que os dentes tenham uma coloração ; e
  • Dá força e resistência ao dente.

Estudar sobre a dureza do esmalte dentário é ideal para entender se o grau de mineralização do esmalte está adequado ou não.

Inclusive, é a partir desse estudo que o profissional consegue diagnosticar e tratar desmineralização do esmalte dentário, bem como a cárie.

Dentes Artificiais

Os dentes artificiais são aqueles colocados para substituir, de forma estética e funcional, dentes originais na cavidade bucal. Eles podem ser produzidos por meio de diferentes materiais, como resina e acrílico.

Estudar sobre a dureza do material dos dentes artificiais é necessário.

Isso porque é a partir dos resultados do teste que o profissional consegue estabelecer qual medição de microdureza é a mais adequada para o quadro clínico do paciente.

Pronto! Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, que tal marcar uma consulta com o profissional de confiança? Com isso, você entende se o método de dureza vickers será aplicado durante seu tratamento.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.