Confira aqui como a Dureza Vickers está relacionada à área da odontologia
Na odontologia, os profissionais utilizam alguns recursos para analisar elementos relacionados com a saúde bucal. O estudo da Dureza Vickers destes elementos é um exemplo deste processo.
Na maioria dos casos, os profissionais utilizam o método da Dureza Vickers para avaliar o esmalte dos dentes, bem como os dentes que são artificiais.
Dureza Vickers é um método que mede o nível de dureza de um elemento.
Se você ficou interessado pelo assunto, então fique ligado neste artigo. Isso porque vamos tirar todas as suas dúvidas e mostrar curiosidades sobre o teste de Dureza de Vickers na odontologia. Vamos começar?
Como a Dureza Vickers é Usada na Área da Odontologia?
Uma das aplicações do teste de Dureza Vickers na odontologia é no esmalte dentário. Desse modo, o teste consegue obter resultados por meio da medição do grau de mineralização do esmalte.
Dessa forma, o profissional consegue avaliar se o esmalte do paciente está saudável ou não.
Outra aplicação é na superfície dos dentes artificiais, que podem ser produzidos com diferentes materiais. Com isso, os resultados do teste de dureza indicam qual material é o mais adequado para ser usado pelo paciente.
Conhecendo Mais Sobre os Elementos Avaliados
Como já vimos, o teste de dureza é aplicado no esmalte dentário e nos dentes artificiais. Por isso, vamos conhecer mais um pouco sobre esses dois elementos. Vamos começar!
Esmalte Dentário
O esmalte dentário é a camada externa e dura do dente. O esmalte, além de ser formador do dente, também é um dos responsáveis por dar aparência ao conjunto dentário
Por ser extremamente mineralizado, ele é considerado o tecido mais forte de todo o corpo humano. Assim, o esmalte dental apresenta importantes funções, sendo que as principais são:
- Proteção do dente;
- Impede a formação da cárie;
- Impede a sensibilidade dos dentes;
- Proteção contra as mudanças bruscas de temperaturas;
- Protege contra o desgaste do elemento dental;
- Proteção contra a proliferação das bactérias;
- Proteção contra a erosão dos elementos dentários;
- Possibilitar que os dentes tenham uma coloração ; e
- Dá força e resistência ao dente.
Estudar sobre a dureza do esmalte dentário é ideal para entender se o grau de mineralização do esmalte está adequado ou não.
Inclusive, é a partir desse estudo que o profissional consegue diagnosticar e tratar desmineralização do esmalte dentário, bem como a cárie.
Dentes Artificiais
Os dentes artificiais são aqueles colocados para substituir, de forma estética e funcional, dentes originais na cavidade bucal. Eles podem ser produzidos por meio de diferentes materiais, como resina e acrílico.
Estudar sobre a dureza do material dos dentes artificiais é necessário.
Isso porque é a partir dos resultados do teste que o profissional consegue estabelecer qual medição de microdureza é a mais adequada para o quadro clínico do paciente.
Pronto! Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, que tal marcar uma consulta com o profissional de confiança? Com isso, você entende se o método de dureza vickers será aplicado durante seu tratamento.