Dormir com dentadura pode prejudicar a saúde oral

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda o motivo pelo qual você deve abandonar este hábito imediatamente

Todos sabemos que as próteses dentárias móveis são de extrema importância para seus usuários desempenharem uma série de atividades. Mas será que também é válido dormir com a dentadura?

Pode ser que em alguns casos, na hora do sono, o paciente acabe se esquecendo ou até mesmo não se importando em dormir com a dentadura. Porém, neste artigo faremos uma alerta sobre esse hábito!

Dormir com a dentadura pode ser prejudicial à saúde, pois durante o sono o nosso organismo diminui a produção de saliva.

Assim, a cavidade oral fica mais propensa ao acúmulo de bactérias, principalmente para aqueles que utilizam a prótese dental móvel para dormir. Que tal entendermos um pouquinho mais sobre esse processo?

O Que Acontece se eu Dormir com Dentadura?

Como dissemos, de noite, o organismo costuma diminuir a nossa produção de saliva. Esse líquido é um composto homogêneo de secreções produzidas pelas glândulas salivares e pelas glândulas bucais menores.

Ela executa papel importante durante o processo de digestão. Além disso, esse líquido possui extrema importância para a manutenção da saúde bucal.

Devido aos minerais presentes em sua composição e ao pH da saliva, que neutralizam a acidez da boca, esse líquido é responsável por reduzir a proliferação de bactérias na cavidade oral. É aí que mora o problema!

O ato de dormir com a dentadura na boca somado a baixa produção salivar pode trazer complicações. Isso porque a prótese móvel fornece locais escuros, úmidos e estreitos, os preferidos das bactérias.

Assim, o paciente está mais propício ao desenvolvimento de uma série de anomalias orais, como a cárie, doenças periodontais e halitose, por exemplo.

Dessa forma, não é recomendado a utilização do acessório durante o sono. Caso o indivíduo persista no hábito, pode desenvolver lesões fúngicas em sua boca.

Além disso, ficar com a dentadura durante muito tempo pode proporcionar lesões e irritação da mucosa oral, o que pode dar origem a lesões mais sérias, como câncer, por exemplo.

Portanto, caso você possua o costume de dormir com o acessório em sua boca, pare imediatamente!

Então, O Que Fazer com a Dentadura na Hora de Dormir?

Como você não estará com a dentadura em sua cavidade bucal, o ideal é deixá-la em algum local limpo e seguro. Por isso, agora nós iremos explicar como guardar a prótese dentária.

O primeiro passo é remover a prótese de sua boca. Já com ela em mãos, você deve higienizá-la, como se estivesse escovando os dentes em sua própria boca.

O ideal é realizar movimentos circulares com uma escova macia, de forma bem suave. Assim você não danifica nenhuma parte da estrutura e deixa ela limpinha.

Em seguida, você deve deixar a prótese em um copo com água limpa. Isso é ideal para que os componentes de acrílico não sejam danificados.

Entretanto, você não pode esquecer de cobrir a boca do copo. Dessa maneira você evita que a água entre em contato com qualquer organismo danoso, que possa contaminá-la e prejudicar a sua saúde oral.

Agora você já sabe o que acontece quando você decide dormir com a dentadura. Lembre-se de retirar o acessório na hora de dormir e sempre higienizá-lo de maneira correta.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!