Doenças sistêmicas podem ser prevenidas com cuidados bucais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O cuidado com a saúde bucal interfere diretamente na prevenção e controle de desse tipo de doença

A melhor maneira de evitar os problemas bucais é a prevenção. Por isso, reforçamos a importância de manter uma rotina de cuidados e higiene. Um dos grupos de patologias que podem ser evitados são as doenças sistêmicas.

Neste artigo, vamos conversar mais sobre as doenças sistêmicas e como a saúde bucal pode colaborar em seu controle. Mas antes, precisamos definir o que são:

Doenças sistêmicas são patologias que atacam o corpo como um todo. Ou seja, atacam mais de um órgão ou tecido. Elas podem ter o foco em uma região, mas seus sintomas e consequências se espalham rapidamente no organismo.

Tipos de Doenças Sistêmicas

Infelizmente, existem inúmeras doenças sistêmicas que atacam nosso corpo das mais diversas formas. Separamos um pequeno grupo de exemplos de doença sistêmica, confira:

  • Doenças endócrinas, como o hipogonadismo;
  • Doenças neurológicas, como a depressão;
  • Diabetes;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Doenças periodontais;
  • Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como a sífilis, a hepatite B e a hepatite C;
  • Hipotireoidismo;
  • Hipertireoidismo;
  • Lúpus;
  • Entre outras.

Como você pode notar, existem doenças sistêmicas na odontologia: as doenças periodontais são um bom exemplo disso!

Porém, os cuidados bucais podem fazer muito mais do que controlar e prevenir as doenças relacionadas à boca. Confira:

Saúde bucal e as Doenças Sistêmicas

Doenças sistêmicas e saúde bucal estão mais relacionados do que muita gente pensa. Isso porque muitas vezes desassociamos a boca do resto do corpo.

Mas é a boca quem controla, por exemplo, a nossa alimentação. Por isso, uma saúde bucal prejudicada interfere diretamente na alimentação do indivíduo, deixando-o mais fraco e suscetível a outras doenças.

Além disso, a boca pode se tornar palco de diversas bactérias e vírus. Sem os cuidados adequados, esses agentes inimigos podem entrar na corrente sanguíneo, causando grandes estragos. Por isso, cuidar da saúde bucal significa:

  • Garantir a capacidade de alimentação;
  • Diminuir os riscos de infecções;
  • Diminuir os impactos das doenças sistêmicas na região oral.

Controle das Doenças Sistêmicas

Poucas pacientes sabem, mas os efeitos de uma doença periodontal podem ser os mesmos da bronquite e até da hipertensão. O que elas tem em comum? Todas são doenças sistêmicas!

Por isso, ao tratarmos e prevenirmos doenças periodontais, ajudamos nosso corpo a controlar e prevenir outras doenças sistêmicas.

Por exemplo, um paciente com hipertensão e doença periodontal terá mais facilidade no controle da pressão arterial se a doença periodontal estiver controlada!

O inverso também é verdadeiro: doenças periodontais sem tratamento podem interferir no controle da pressão arterial. Notou como nosso corpo está interligado?

Como criar uma rotina de cuidados bucais?

A melhor forma de criar uma rotina de cuidados bucais é se atentar aos detalhes. Por exemplo:

  • Escovar os dentes três vezes ao dia;
  • Usar fio dental e enxaguante pelo menos uma vez ao dia;
  • Ter, pelo menos, duas consultas ao ano com seu cirurgião-dentista.

Dessa forma, você estará cuidando da sua boca e do seu corpo como um todo. Não deixe as doenças sistêmicas levarem o melhor de você!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!