Doença de Riga-Fede prejudica saúde bucal do bebê

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui os melhores tratamentos para a Doença de Riga-Fede

Quando falamos da saúde do bebê, não podemos esquecer da saúde bucal. Por isso, é importante ficar atento para qualquer alteração manifestada na boca da criança. Um exemplo é a Doença de Riga-Fede.

Ela traz prejuízos para o organismo do seu pequeno, e por isso, é importante procurar pelo cirurgião-dentista. Assim, o profissional consegue planejar o melhor tratamento para a Doença de Riga-Fede.

Doença de Riga-Fede é uma ulceração traumática na parte da superfície ventral da língua. Normalmente, a ulceração na base da língua está associada aos dentes natais e neonatais.

Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre a Doença de Riga-Fede!

Sintomas Mais Frequentes

Os sintomas mais frequentes da doença são:

  • Choro intermitente;
  • Irritabilidade;
  • Perda de peso;
  • Problemas para dormir; e
  • Comprometimento do desenvolvimento craniofacial.

Por isso, fique atento se o seu bebê demonstrar algum dos sintomas!

Como é Feito o Diagnóstico?

Assim que você notar sintomas da doença, marque uma consulta com o cirurgião-dentista.

Você pode procurar por um odontopediatra. Ele é o profissional que cuida da saúde bucal das crianças desde o nascimento até a fase da adolescência.

O profissional fará o exame clínico no bebê. A primeira etapa é a anamnese – um questionário para ter informações importantes sobre o paciente. Por isso, os responsáveis pela criança terão de responder perguntas como:

  1. Quais são os principais sintomas?
  2. Há quanto tempo esses sintomas se manifestaram?

A segunda etapa é o exame físico. O profissional analisa toda a região anatômica bucal do bebê. O cirurgião-dentista pode usar as manobras de semiotécnica.

Depois, se necessário, o bebê fará exames complementares, como radiografias.

Riscos da Doença de Riga-Fede

Caso não tratada, a lesão de riga-fede traz prejuízos para os bebês. Como os pequenos apresentam a lesão na cavidade bucal, as funções da boca ficam anormais.

Por isso, o bebê tem problemas na hora da sucção do leite. Isso causa uma deficiência nutricional que pode afetar toda a saúde do bebê.

Além disso, o sistema imunológico também também é alterado. Isso porque há uma queda na produção de anticorpos. Com a imunidade baixa, o bebê fica mais suscetível a desenvolver outras doenças.

O crescimento do bebê é afetado pela falta de nutrientes. Como o pequeno tem dificuldades para sugar o leite materno, ele não absorve os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

Os riscos são graves e por isso os responsáveis devem ir ao cirurgião-dentista a fim de garantir o tratamento mais adequado para o bebê.

Melhores Tratamentos

Quando as consequências da lesão são muito agressivas, é preciso que o pequeno passe por um tratamento. Há dois métodos: o tratamento mais conservador e o mais radical.

O tratamento conservador é feito com a suavização da borda incisal. O tratamento radical é feito com a exodontia dos dentes natais e neonatais afetados.

A exodontia é indicada quando a criança tem problemas com a nutrição, apresenta mobilidade dentária avançada e manifesta rizôgenese em estado inicial.

Consulte o cirurgião-dentista de confiança para entender qual é o melhor tratamento no combate da Doença de Riga-Fede.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.