Distância interoclusal é alterada por meio de problemas bucais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui quais alterações bucais podem prejudicam a distância interoclusal

Quando não estamos falando, sorrindo ou mastigando, a nossa boca fica em repouso. É nesse momento que conseguimos notar a distância interoclusal.

Inclusive, se você estiver em repouso agora, passe a sua língua entre os dentes da arcada dentária. Esse espaçozinho indica a sua distância interoclusal.

Distância interoclusal é o espaço entre as superfícies oclusais dos dentes superiores e dentes inferior quando a mandíbula se encontra em repouso. Na maioria dos casos, a distância é de 2 a 4 mm.

Se você ficou interessado pelo assunto, então fique ligado neste artigo. Isso porque vamos tirar todas as suas dúvidas e mostrar curiosidades sobre a distância interoclusal. Vamos começar?

O que prejudica a distância interoclusal?

A distância interoclusal, como já vimos, na maioria dos casos é de 2 a 4 mm.

No entanto, algumas alterações bucais podem comprometer essa medida. Os principais problemas orais que mudam o espaço entre as superfícies dos dentes são:

  • Bruxismo;
  • Má oclusões dentárias.; e
  • Desgaste dos dentes.

Para você entender mais sobre cada um desses problemas e como eles podem prejudicar a distância interoclusal, fizemos uma lista. Confira!

Bruxismo

O bruxismo é o movimento involuntário que faz o paciente apertar ou ranger os dentes de forma rítmica e constante. Dessa forma, o atrito entre os dentes superiores e inferiores é muito forte.

Esse processo pode gerar traumas e comprometer o formato dos dentes. Consequentemente, o espaço interoclusal sofre alterações.

Oclusões dentárias

As alterações na oclusão dentária estão marcadas pelo desalinhamento dos dentes e pela mordida inadequada. Os dentes desalinhados podem provocar uma mudança na medida do espaço interoclusal.

Em casos de mordida incorreta, os dentes superiores e inferiores sofrem atritos muito fortes. Dessa forma, assim como nos outros processos, a forma e o tamanho dos dentes podem ser alterados. Consequentemente há mudança no espaço entre as superfícies dos dentes.

Desgaste dos dentes

O desgaste dental é um tipo de deterioração dos dentes. A consequência do desgaste é a diminuição dos elementos dentários. Mas, como acontece essa deterioração?

A resposta para essa pergunta é simples: ela está ligada ao bruxismo e a má oclusão dentária.

Como já vimos, o bruxismo pode mudar o formato dos dentes. O estresse oclusal pode desgastar o dente e, consequentemente, causar a sua diminuição.

O mesmo vale para as más oclusões. O atrito constante e intenso entre os dentes altera o seu tamanho. Dessa forma, o espaço interoclusal muda.

Melhores Tratamentos

A área da ortodontia é a mais indicada para tratar quadros clínicos associados à problemas na distância interoclusal. Dessa forma, os tratamentos ortodônticos são os mais adequados.

Nos casos de bruxismo, o profissional indica o uso de placas de proteção dentária. Além disso, o ortodontista pode prescrever remédios como os relaxantes musculares.

Quando o paciente apresenta má oclusão dentária, o profissional pode recorrer ao uso de aparelhos ortodônticos.

Que tal marcar uma consulta com o dentista de confiança? Dessa forma ele pode avaliar o seu quadro clínico de alteração da distância interoclusal e planejar o melhor tratamento.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.