Dimensão vertical de oclusão: como é usado na odontologia?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Dimensão vertical de oclusão é uma medida essencial para diversos tratamentos odontológicos

Realizar um tratamento odontológico requer atuação de um dentista e colaboração dos pacientes. É necessário analisar os exames e definir todos os detalhes dos procedimentos. Um deles é a dimensão vertical de oclusão.

Por isso, vamos dedicar este artigo ao DVO e explicar sua importância. Para começar, vamos definir o que é a dimensão vertical de oclusão!

Dimensão Vertical de Oclusão ou DVO é a distância entre dois pontos (um na maxila e outro na mandíbula) quando os dentes não estão se tocando. Essa medida estabelece uma série de fatores para os mais diversos tratamentos.

É mais uma forma de conhecer a anatomia bucal do paciente.

Importância e Uso da Dimensão Vertical de Oclusão

A medida do DVO é muito importante para a saúde bucal do paciente. Uma DVO aumentada ou diminuída pode trazer danos permanentes ou passiveis de recuperação ao paciente.

Esses danos estão relacionados com a função mastigatória, muscular, articular e com a fonética e a estética.

Uma DVO diminuída pode estar relacionada, principalmente, com o desgaste ou ausência de elementos dentários. Já uma DVO aumentada pode estar relacionada a confecção de trabalhos protéticos mal executados.

O uso mais comum do DVO na odontologia é na implantodontia e ortodontia. Afinal, para ambas as áreas, essa medida está diretamente relacionada aos tipos de tratamentos que serão oferecidos.

Na implantodontia, muitas vezes, o DVO errado pode levar a necessidade de uma reconstrução de prótese. Isso porque, com o DVO errado, as próteses jamais se adequam a boca de forma saudável.

Na reconstrução de uma prótese total é o registro da correta relação vertical e horizontal da mandíbula com a maxila que garante um procedimento bem sucedido e evita problemas futuros.

O Que é Oclusão?

A oclusão envolve a mordida, tamanho dos dentes e posição da maxila e mandíbula. Existem três tipos de oclusão diferentes, são  eles:

Classe I

Esse tipo de oclusão é considerado o mais comum e correto. É caracterizado, então, pela presença de dentes superiores levemente maiores que os inferiores. Portanto, a mordida ocorre de maneira normal.

Classe II

É considerado um tipo de má oclusão. Na oclusão dentária de classe II a parte superior da arcada dentária é muito maior quando comparada com a parte inferior, sendo acompanhada do avanço do maxilar.

Classe III

Dessa vez, a diferença de tamanho é relacionada aos dentes inferiores. Nesse tipo de má oclusão, os dentes inferiores se apresentam extremamente menores do que os superiores.

Desse modo, ocorre o avanço da mandíbula. A mordida aberta, a mordida profunda e a mordida cruzada também são considerados tipos de má oclusão.

E o Que é DVR?

O DVR, normalmente, é calculado para os mesmos fins do DVO. Nada mais é que a Dimensão Vertical de Repouso.  Portanto, as técnicas de medida são as mesmas. A diferença é que a boca do paciente estará em posição de repouso.

Gostou de saber o que é Dimensão Vertical de Oclusão? Confira mais artigos da Simpatio para conhecer outras técnicas da odonto!

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.