PACIENTES

DIAO é obrigatório em todos os tratamentos ortodônticos

DIAO é obrigatório em todos os tratamentos ortodônticos

Entenda como o diagrama individual anatômico objetivo é realizado e qual a sua importância para a ortodontia

O tratamento ortodôntico talvez seja o mais popular nos consultórios odontológicos. E para sua realização, é obrigatória a realização do DIAO.

Isso porque o DIAO auxilia o profissional no planejamento e manufatura do aparelho ortodôntico que será utilizado por seu paciente.

DIAO, também conhecido como diagrama individual anatômico, é uma técnica que visa definir, de maneira individualizada, a  forma dos arcos a serem utilizados em um tratamento ortodôntico.

Sobre o DIAO

Os dentes de todos os seres humanos são dispostos em formato de arco. Entretanto, essa definição apresenta diversas variações.

Assim, podemos dizer que os dentes e a oclusão dentária se organizam de maneira individualizada na boca dos pacientes.

Por isso o diagrama individual anatômico é tão importante. Além de auxiliar na montagem do aparelho ortodôntico dos pacientes, ele ainda pode indicar a estabilidade ou recidiva após um tratamento ortodôntico.

A modalidade ainda avalia a arcada dentária do paciente antes, durante e depois do procedimento, obtendo assim um histórico geral e individual de cada um.

Entretanto, é sempre bom destacar que para que o diagnóstico seja realizado, é fundamental que as metas e gerais do tratamento já tenham sido definidas.

Assim, podemos dizer que o diagrama é realizado apenas após uma previa avaliação dos arcos dentários. Somente assim é possível avaliar os arcos mais profundamente, analisando principalmente a sua forma.

Sobre o Aparelho Ortodôntico

Após a realização do DIAO o caminho está aberto para a construção do aparelho ortodôntico do paciente. Geralmente, o modelo utilizado nessas situações é o fixo.

Então, que tal aprendermos um pouco mais sobre ele?

A verdade é que todo mundo já viu esse modelo de aparelho dental. Assim, podemos dizer que ele é o mais famoso. Seu uso extensivo está diretamente ligado a sua eficácia.

Ele é formado por três peças: bandas, fios e bráquetes.

Geralmente, é colocado na parte frontal dos dentes e é facilmente adaptado para as necessidades do tratamento.

Seu objetivo é “puxar” os dentes para a posição correta. Isso se dá por meio de uma pressão exercida pelos dentes em conjunto com o dispositivo.

Entretanto, por ser fixo, ele tira da mão do paciente a escolha de “quando usar”. E justamente por isso acaba sendo mais eficaz – ele é utilizado em período integral.

A higienização é um fator importante para este dispositivo. O paciente deve se dedicar a limpar corretamente os dentes, após as refeições, inclusive com uso de fio dental.

Para isso, o ideal é pedir algumas dicas ao seu dentista de confiança para entender melhor como realizar a limpeza dental.

Há diversos recursos para facilitar a limpeza de quem usa aparelho fixo. Um exemplo é o “passador” de fio dental, uma espécie de agulha de plástico que ajuda a passar o fio dental.

Agora você já sabe qual é a importância do DIAO para um tratamento ortodôntico correto e eficaz. Portanto, já pode ficar com os dentes corretamente posicionados e o sorriso perfeito.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também