Dia do sorriso é um lembrete para cuidar da saúde dos dentes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Trazendo mais um motivo para sorrir, é também um lembrete para estar com a saúde em dia

Você já ouviu dizer que dar um sorriso automaticamente libera um hormônio que causa sensação de felicidade? Imagine então o que um dia do sorriso é capaz de fazer!

Surpreso? Sim, o dia do sorriso  existe! É uma data que, apesar de quase desconhecida, tem um significado muito legal e importante. Portanto, é sobre isso que falaremos hoje nesse artigo.

O dia do sorriso é mundialmente comemorado e acontece sempre na primeira sexta-feira do mês de Outubro.

Ele foi criado pelo desenhista americano Harvey Ball, autor do círculo amarelo sorridente, uma marca que ficou muito famosa e se tornou um ícone mundial.

O Que é o Dia do Sorriso?

Normalmente comemorado em 7 de Outubro, o dia mundial do sorriso é celebrado todos os anos sem exceção, desde 1999.

Como já explicamos anteriormente, seu criador foi o americano Harvey Ball, que ficou extremamente conhecido por desenhar a tão famosa carinha amarela e sorridente – o smiley.

Porém, apesar do sucesso mundial alcançado, o desenhista nunca chegou a registrar a criação e nem mesmo tinha os direitos copyright. Por isso, acabou não enriquecendo de sua arte.

O lema dessa campanha sempre foi então: “Faça um gesto de bondade. Ajude uma pessoa a sorrir.” Dessa forma, o objetivo era bem claro, permitir que as pessoas sorrissem mais.

É comprovado que sorrir é contagiante e influencia quem está em volta, melhorando o dia de quem está sorrindo e também da pessoa que recebeu o sorriso.

Muitas empresas, inclusive, costumam fazer ações em seus escritórios para seus colabores com o intuito de comemorar o dia do sorriso.

Nada melhor do que trabalhar em um ambiente agradável e leve onde todos os funcionários estão felizes, não é mesmo?

Comemorando um Bom Dia do Sorriso

Bom, ficou claro que o dia do sorriso é uma data importante, certo? Por isso, você com certeza quer estar com seus dentes mais saudável o possível para exibi-los com segurança.

Dessa forma, algumas dicas para ter o sorriso perfeito são:

  1. Escove suavemente os seus lábios com a escova de dentes. Isso irá ativar a circulação sanguínea dos seus lábios e remover a pele morta, deixando-os avermelhados e macios;
  2. Coloque um pouco de bicarbonato de sódio na pasta de dentes, esse é um método caseiro de ter um sorriso branco de forma natural;
  3. Use o fio dental ao menos uma vez por dia. Isso ajuda a prevenir que os dentes amarelem pelo acúmulo de resíduos onde a escova não alcança;
  4. Mantenha sempre os lábios protegidos e hidratados;
  5. Evite as bebidas escuras em excesso e, se possível, após consumir, lave os dentes imediatamente;
  6. Fuja de hábitos prejudiciais, como por exemplo, o tabagismo;
  7. Sorria sempre de forma verdadeira! Mais importante do que qualquer dica estética, o que passa e contagia a verdeira sensação de felicidade, é um sorriso sincero e do coração.

Ter um sorriso bonito nem sempre significa estar feliz de verdade. Por isso, além de cuidar da saúde bucal, esteja também bem consigo mesmo.

Benefícios do Sorriso

Além de tudo de bom que já citamos que um sorriso pode proporcionar, existem ainda outros benefícios que ele oferece. Vamos conhecer alguns deles?

Rejuvenescimento

Dizem que quem sorri mais, vive por mais tempo e aparenta ser mais jovem.

Ter um sorriso natural rejuvenesce o rosto em pelo menos 3 anos e, as pessoas que sorriem com mais frequência, têm a expectativa de vida prolongada por até 7 anos.

Ajuda no Sistema Imunológico

Sorrir é uma das ações mais simples que proporciona um relaxamento para o nosso corpo.

Dessa forma, conseguir relaxar faz com que o sistema imunológico tenha uma reação mais rápida e ainda mais eficaz com relação as ameaças que recebe.

Assim, quando esse sistema funciona melhor, nós ficamos doentes com menos frequência, então a saúde do corpo só tem a ganhar com isso.

Reduz o Estresse

De forma natural, muitas vezes um sorriso é capaz de aliviar picos de estresse.

Dessa forma, se você se encontrar em uma situação estressante, respirar fundo, tentar se acalmar e dar um belo sorriso, pode resolver seus problemas.

Com certeza isso irá fazer com que você se sinta melhor.

Melhora na Pressão Arterial

Diminuindo o ritmo acelerado dos batimentos cardíacos, sorrir ajuda a reduzir a pressão arterial. Ou seja, com esse ritmo mais desacelerado e equilibrado, o coração trabalha melhor, sem fadiga.

Como já explicamos, as pessoas que sorriem mais tem chances menores de desenvolverem problemas cardíacos e apresentam uma saúde consideravelmente melhor.

Ficando de Bom Humor

Dar um sorriso muitas vezes tem tudo a ver com uma risada, por isso, é comum que sorrir acabe nos colocando em um estado de bom humor.

Além disso, a endorfina é automaticamente ativada quando estamos felizes, dessa forma, a tristeza e sentimentos ruins acabam sendo substituídos.

Por isso, mesmo que inicialmente seja algo um pouco mais forçado, se esforce e tente dar um sorriso quando estiver se sentindo um pouco pra baixo.

Aumentando a Produtividade

No local de trabalho, dar um sorriso e estar bem é de grande eficiência e pode fazer total diferença no seu desempenho e vontade de trabalhar.

Por isso, fazer algumas pausas, contar piadas com os amigos ou procurar algo para ler, por exemplo, que te dê um minuto de felicidade, é uma boa dica.

Estreitando as Relações Sociais

Um simples sorriso é capaz de demonstrar uma impressão de empatia e amizade, quando genuíno. Porém, por outro lado, quando um sorriso não é espontâneo, pode acabar distanciando dos outros.

Um Sorriso o Torna Mais Bonito

Além de expressar uma sensação de animação, empatia e abertura, um sorriso automaticamente torna as pessoas mais simpáticas e atraentes.

Ao encontrar alguém, por exemplo, dar um sorriso é algo que torna esse encontro mais agradável e leve, fazendo com que a pessoa se sinta, de certa forma, acolhida.

Em primeiros encontros também. Sorrir genuinamente e demonstrar simpatia causa uma boa primeira impressão, o que pode ser essencial. Até mesmo durante conversas online, fazemos questão de sorrir com figurinhas, imagens.

Então, se hoje em dia você usa os tão famosos emojis e carinhas para ilustrar suas conversas e expressar seus sentimentos, agradeça ao criador do dia do sorriso.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!