Desgaste de Paterson é alternativa para pacientes com DTM

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda qual a importância desse processo na confecção de próteses totais

A produção de uma prótese total é bastante delicada. É necessário que ela fique na medida certa para a boca do paciente. E para isso, pode ser necessária a utilização do conceito do desgaste de Paterson.

É fundamental que suas medidas estejam corretas para que o paciente fique à vontade com a prótese em sua boca. Por isso, o desgaste de Paterson se demonstra tão importante.

Desgaste de Paterson é um movimento realizado pelo próprio paciente que receberá a prótese para definir a curva de compensação. Esta, geralmente, inicia-se na altura dos caninos e segue no sentido ântero-posterior.

Ela é indicada principalmente para pacientes com alguma disfunção relacionada à ATM, uma vez que estes podem ter uma movimentação diferenciada de um lado da boca em relação ao outro, conhecida como mordida cruzada.

Assim, através desse método fisiológico, a prótese total irá imprimir uma curvatura própria, que não segue curvatura padrão. A partir do desgaste de Paterson é possível estabelecer uma simulação da curva de compensação.

Dessa maneira, a prótese pode ficar confortável e a pessoa pode se adaptar mais rápido.

Sobre a Prótese Total e o Desgaste de Paterson

Normalmente, a prótese total é utilizada quando o paciente perdeu todos os seus dentes.

Trata-se de uma estrutura móvel, formada por vários dentes de acrílico, imitando cor, formato e tamanho da arcada dentária original do paciente.

Além disso, a odontologia dispõe de outros tipos de prótese, sendo elas:

  • Prótese parcial removível (PPR Roach): essa prótese dental é recomendada em casos onde o paciente ainda possui boa parte dos dentes. Não é necessário o desgaste ou remoção dos dentes remanescentes, e sua instalação é feita a base de conectores e grampos que garantem a segurança. Eles fazem com que a prótese não caia com a movimentação natural da boca do paciente.
  • Prótese Fixa: popularmente chamada de coroa, normalmente é utilizada para suprir a falta de um ou poucos dentes deteriorados. Em casos onde é necessário fazer canal, é cimentada uma prótese unitária em cima da região do tratamento. Caso o dente já tenha passado por diversos tratamentos, não é necessário o tratamento de canal. Assim, apenas o desgaste do dente serve para que uma prótese de cerâmica possa ser acoplada no local.
  • Prótese flexível: esse tipo de prótese surgiu como uma alternativa às tradicionais próteses removíveis. Com uma resina flexível, não existe mais a necessidade de grampos e estruturas necessárias às próteses tradicionais. Em geral, esse tipo de prótese é recomendada para pacientes idosos. Elas realizam o papel de uma prótese provisória em casos de reabilitação.

Quanto Tempo Duram as Próteses?

É fato que após um certo período, as próteses dentárias precisam ser restauradas, refeitas ou recolocadas no lugar. Isso ocorre devido ao seu desgaste, que é um fator natural.

O ideal para saber o período correto é consultar um dentista de confiança. Este profissional ainda pode te auxiliar na confecção da prótese dentária e na realização do desgaste de Paterson.

Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.