Descoloração dos dentes tem diversas causas evitáveis

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A descoloração dos dentes é o processo em que os dentes perdem a cor branca natural

Aqui na Simpatio, nós já falamos diversas vezes sobre os dentes brancos e como alcança-los. Mas você sabe como a descoloração dos dentes aconteceu?

Todos os dentes nascem em tons de branco. O que muda então? Bem, a definição de descoloração dos dentes já nos responde essa pergunta:

A descoloração dos dentes é o processo em que os dentes perdem a cor branca e passam a ter tons amarelados. Esse processo pode acontecer por uma série de fatores, desde a falta de higiene até o tipo de alimentação do paciente.

Fatores de descoloração dos dentes

Existem diversos fatores ligados a descoloração dos dentes. Alguns deles tem ação dupla: além de descolorir os dentes, também depositam pigmentos.

Separamos os principais agentes de descoloração dentária. Confira:

Tetraciclina e antibióticos relacionados:

A descoloração causada pelo antibiótico tetracycline pode gerar dentes azulados, cinzentos ou amarelo acastanhado.

As chances dessa descoloração acontecer aumentam quando o antibiótico é tomado durante o desenvolvimento dentário. Por isso, é necessário cuidado redobrado ao receitar antibióticos para crianças.

A descoloração e pode ser:

  • Generalizada: afeta a cor de todo o dente;
  • Em manchas: que podem ser grandes ou pequenas e em mais quantidade.

O que define o tipo de descoloração é quando esse medicamento foi tomado e por quanto tempo.

Fluorose:

A fluorose dentária pode aparecer de diversas formas, como:

  • Pontos, manchas ou linhas brancas dispersas pela superfície do dente;
  • Pontos, manchas ou linhas castanhas dispersas pela superfície do dente.

Você pode ler mais sobre a fluorose aqui.

A alimentação:

Nós somos aquilo que comemos. E isso também vale para os nossos dentes.

Comidas e bebidas com corantes e outras substâncias nocivas ao dente podem gerar manchas amarelas e castanhas nos dentes.

A melhor forma de evitar esse processo e não consumindo alimentos industrializados e, no caso dos naturais, investir em um cuidado preventivo e escovação adequada.

Os alimentos que mais agridem os dentes são: café, vinho, refrigerante e industrializados.

O tabaco:

A fumaça do fumo amarela os dentes, ataca o esmalte dentário e a mucosa bucal. É um dos motivos mais recorrentes de descoloração dos dentes.

Manchas da idade:

Assim como a pele, os dentes descolorem com o passar dos anos. Isso porque eles são expostos a diversos fatores químicos e biológicos que resultam em dentes mais amarelados.

Outros fatores de descoloração:

  • Fatores genéticos: o tom natural do dente pode não ser um branco vivo, o que facilita a mudança de cores;
  • Higiene oral pobre: sem os cuidados adequados, os dentes ficam expostos os agentes químicos que irão deteriorar o esmalte dentário e agir como descolorantes;
  • Restaurações dentárias deterioradas: as restaurações também amarelam com o tempo. É preciso mantê-las em perfeito estado e, após um tempo, trocá-las.
  • Trauma dental: acidentes acontecem e suas consequências bucais são diversas. O dente pode enfraquecer e ficar mais suscetível a mudança de agentes químicos ou mudar a coloração por efeitos da pancada na dentina.

Gostou de saber mais sobre a descoloração dos dentes? Continue acompanhando o site da Simpatio para mais informações!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.