Muito confundida com a acne, dermatite perioral ocorre com mais frequência em mulheres entre 15 e 45 anos e aparece na região bucal
A dermatite é o termo médico utilizado para designar uma inflamação que ocorre na pele. Afetando principalmente mulheres, no período de mais fertilidade, a dermatite perioral é assim conhecida pois manifesta-se na região perioral. Ou seja, na boca e suas regiões adjacentes. E o que isso tem a ver com a odontologia?
Os especialistas atribuem o fluoreto na água ou na pasta de dente como uma das causas da inflamação. Mas, afinal, o que é a dermatite perioral?
Dermatite perioral é uma inflamação de pele que ocorre ao redor da boca, circunscrevendo a região das narinas e do queixo. Caracteriza-se por pápulas avermelhadas, ou seja, bolinhas avermelhadas ao redor da região bucal, podendo evoluir na forma de pústulas, com a formação de pus.
É diagnosticada pela aparência e, por isso, é muito confundida com a acne e também com a rosácea, a qual ocorre nas bochechas e na região centro facial do indivíduo. Na maioria dos casos, a sensação de queimação da pele é notada, assim como irritação e coceira.
Características da Dermatite
A etiologia da dermatite perioral, ou seja, o ramo do conhecimento cujo objeto é a pesquisa e a determinação das causas da doença, ainda é desconhecida.
Porém, sabe-se que a manifestação da doença está ligada ao sistema imune da pele.
O uso contraindicado de corticoides fluorados, as famosas “pomadinhas”, que são normalmente usadas para o tratamento caseiro de espinhas ou picadas de insetos, é uma das causas da situação.
O quadro pode se agravar caso haja aplicação de maquiagem para esconder a aparência do rosto, pois pode haver uma absorção maior da pele.
O uso de anticoncepcionais, fatores genéticos ou superinfecção por algumas bactérias também são algumas das causas mais comuns.
A doença pode afetar pessoas de qualquer faixa etária. Porém, a dermatite perioral acaba sendo mais comum em mulheres na faixa entre 15 e 45 anos. Mesmo sendo menos frequente em homens é preciso ficar atento.
Tratamento da Dermatite Perioral
Assim que diagnosticada, recomenda-se evitar e suspender produtos dentários fluorados. Além de se mostrar necessário um maior controle do uso de:
- Sabões abrasivos;
- Cremes dentais que possam causar irritação e queimadura na pele por conta do flúor.
A suspensão do uso de cremes com corticosteróides também fundamental para haja recuperação adequada.
O principal tratamento é feito com medicação. O cirurgião-dentista junto com o dermatologista receitarão:
- Antibióticos específicos, que atuarão como antibióticos fracos;
- Anti inflamatórios específicos pela inibição da chegada de células inflamatórias na área afetada da pele.
As outras opções são imunomoduladores em creme. Essas substâncias atuam no sistema imunológico garantindo aumento da resposta orgânica contra determinados microrganismos.
Porém, sempre fique atento: antes de usar qualquer pomada ou remédio, vá a um dentista e a um dermatologista de confiança.
Apenas os profissionais da saúde poderão fazer o diagnóstico da doença e indicar o melhor tratamento!
Gostou de saber mais sobre a dermatite perioral? Continue acompanhando os artigos da Simpatio para descobrir mais patologias que podem afetar a boca!