Dentes separados: saiba como corrigir esse problema

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira o que causa a separação dos dentes e como tratar

Muitas vezes olhamos para o espelho e não gostamos do nosso sorriso. Ficamos procurando falhas e encontramos um espaço entre os nossos dentes. Mas, saiba que os dentes separados são muito comuns.

Caso você se sinta incomodado com os dentes separados, você pode procurar por um ortodontista. O profissional irá indicar os melhores tratamentos para cada paciente.

Os dentes separados são alterações dentárias. Além da questão estética, eles podem trazer problemas bucais caso estejam localizados na parte posterior da nossa boca

Os dentes separados também são conhecidos como diastema. Na fase dos dentes de leite, é frequente a presença de dentes espaçados. No entanto, com a dentição permanente, é mais comum que esses espaço fechem.

O que causa dentes separados?

Algumas das causas mais comuns para o dente separado são:

  • Tamanho maxilar é maior que o tamanho dos dentes;
  • Mau desenvolvimento dos dentes;
  • Freio labial com a inserção baixa;
  • Chupar dedo em excesso; e
  • Colisões na boca.

Problemas bucais

Quando os dentes são separados na parte posterior da nossa boca, os problemas bucais podem aparecer.

Isso porque é nessa área que a trituração de alimentos acontece. Assim, alimentos podem ficar presos e isso possibilita a proliferação de bactérias.

Alguns problemas bucais são:

  • Inflamação da gengiva;
  • Cárie;
  • Tártaro;
  • Doenças Periodontais; e
  • Mau hálito.

Tratamentos

Mas, fique tranquilo! Você pode fazer um tratamento odontológico para corrigir a alteração dentária.

Para isso, é recomendado que você procure por um ortodontista de confiança. Ele avaliará os espaços, a sua dentição e sua higiene oral.

Assim, ele consegue planejar o melhor tratamento para você. Um dos tratamento possíveis é o uso do aparelho dentário fixo. Ele é mais usado no tratamento de crianças.

Já as próteses dentárias fixas são mais utilizadas nos tratamentos dos adultos. Aqui são colocadas lentes de contato dentárias. Assim, elas cobrem e grudam nos dentes, o que evita o espaçamento.

Quando os dentes estão apenas separados por uma curta distância, os profissionais aplicam resina.

Nos casos de baixa inserção do freio labial, o profissional pode sugerir uma cirurgia.

Fique atento para cuidados bucais

Ter uma atenção minuciosa com a higiene oral é essencial para manter a saúde bucal. Assim, separamos algumas recomendações para você seguir.

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Mas, lembre: faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes. Use escovas de cerdas macias ou escovas elétricas. Além disso, use cremes dentais branqueadores.

Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela também tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. É importante tentar não passar a escova bruscamente.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

Além disso, fique atento para evitar o consumo de alimentos e bebidas que mancham os dentes, como refrigerantes e cafés.

Com uma saúde bucal em dia, você se previne e garante um sorriso perfeito! Faça visitas regulares ao dentista para checar se está tudo certo e tire todas as dúvidas sobre os dentes separados!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.