Dente provisório é colocado antes da prótese fixa

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O dente provisório é feito de resina acrílica e tem uma durabilidade preestabelecida

As próteses fixas substituem um dente que foi retirado. Ela é colocada por meio de um pino inserido na raiz. Mas antes de inseri-la, é possível que o dentista deixe um dente provisório.

No entanto, por ser um dente provisório, a pessoa deve tomar bastante cuidado. Afinal, se não for dada a atenção adequada, eles podem cair.

O dente provisório é um dente confeccionado em resina acrílica que, como o próprio nome diz, ficará por um tempo determinado na boca do paciente. Eles ajudam a manter a estética da boca e deixam o contorno da gengiva ideal para receber o dente definitivo, que é normalmente feito de porcelana.

Por que colocar dente provisório?

Prótese dentária restabelece as funções da boca

Há três ocasiões em que ele é requerido: na colocação de implantes, depois da extração de um dente e antes da prótese definitiva ficar pronta. Vamos explicar cada um.

Colocação de implantes

Os implantes dentários precisam fazer a osseointegração, que é o processo que garante que o implante seja integrado no tecido ósseo da arcada dentária de forma natural. E para que isso se consume, é necessário aguardar alguns dias.

Por isso, para o paciente não ficar com um espaço vago, o dentista coloca a peça provisória.

Extração de dente

Quando é feita a exodontia do dente, a região fica inchada, precisa de cicatrização e há a redução do osso alveolar. Então, para colocar qualquer implante, será necessário esperar um tempo.

Dessa foma, o dentista irá colocar uma prótese imediata para cobrir a área.

Confecção da prótese definitiva

A coroa provisória serve também para proteger o local que encontra-se sem dente, enquanto a prótese definitiva não fica pronta.

A provisória não pode ficar acoplada por muito tempo, devido sua qualidade, que é ideal para ficar por um curto período, que, geralmente, não excede um mês.

Prótese provisória solta

Peça provisória solta

É comum que as próteses provisórias fiquem amolecidas conforme o uso, embora não seja o esperado. Isso acontece porque os cimentos utilizados são mais frágeis que os das fixas.

Para resolver isso, o dentista terá de efetuar um reembasamento, uma técnica que visa readaptar a base da prótese dentária por meio da utilização de um material que a deixará estável. É como se o dentista estivesse colando ela novamente.

Além disso, a perda da qualidade dela é evidente logo após o fim da primeira semana de uso. Elas perdem brilho, amarelam e mancham facilmente.

Quem pode fazer o dente provisório?

Coroa provisória pode ser feita no laboratório ou no próprio consultório

A dente provisório pode ser feito em laboratório ou no consultório do dentista.

No laboratório, a qualidade fica consideravelmente melhor, já que proporcionam um acabamento e um polimento melhor. Entretanto, o custo é consideravelmente maior.

Cuidados com a coroa provisória

Cuidados com a prótese dentária

A durabilidade da prótese também é medida pelos cuidados que o paciente tem com a higienização da boca. Se forem negligenciados, afetará diretamente na validade dela.

Assim, é primordial manter a limpeza bucal adequada, usando a escova de dente e não se esquecendo do fio dental, principalmente.

Custo do dente provisório

Preço da coroa provisória

Por si só, o dente provisório tem um custo médio de R$ 750,00.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.