O dente provisório é feito de resina acrílica e tem uma durabilidade preestabelecida
As próteses fixas substituem um dente que foi retirado. Ela é colocada por meio de um pino inserido na raiz. Mas antes de inseri-la, é possível que o dentista deixe um dente provisório.
No entanto, por ser um dente provisório, a pessoa deve tomar bastante cuidado. Afinal, se não for dada a atenção adequada, eles podem cair.
O dente provisório é um dente confeccionado em resina acrílica que, como o próprio nome diz, ficará por um tempo determinado na boca do paciente. Eles ajudam a manter a estética da boca e deixam o contorno da gengiva ideal para receber o dente definitivo, que é normalmente feito de porcelana.
Por que colocar dente provisório?
Há três ocasiões em que ele é requerido: na colocação de implantes, depois da extração de um dente e antes da prótese definitiva ficar pronta. Vamos explicar cada um.
Colocação de implantes
Os implantes dentários precisam fazer a osseointegração, que é o processo que garante que o implante seja integrado no tecido ósseo da arcada dentária de forma natural. E para que isso se consume, é necessário aguardar alguns dias.
Por isso, para o paciente não ficar com um espaço vago, o dentista coloca a peça provisória.
Extração de dente
Quando é feita a exodontia do dente, a região fica inchada, precisa de cicatrização e há a redução do osso alveolar. Então, para colocar qualquer implante, será necessário esperar um tempo.
Dessa foma, o dentista irá colocar uma prótese imediata para cobrir a área.
Confecção da prótese definitiva
A coroa provisória serve também para proteger o local que encontra-se sem dente, enquanto a prótese definitiva não fica pronta.
A provisória não pode ficar acoplada por muito tempo, devido sua qualidade, que é ideal para ficar por um curto período, que, geralmente, não excede um mês.
Prótese provisória solta
É comum que as próteses provisórias fiquem amolecidas conforme o uso, embora não seja o esperado. Isso acontece porque os cimentos utilizados são mais frágeis que os das fixas.
Para resolver isso, o dentista terá de efetuar um reembasamento, uma técnica que visa readaptar a base da prótese dentária por meio da utilização de um material que a deixará estável. É como se o dentista estivesse colando ela novamente.
Além disso, a perda da qualidade dela é evidente logo após o fim da primeira semana de uso. Elas perdem brilho, amarelam e mancham facilmente.
Quem pode fazer o dente provisório?
A dente provisório pode ser feito em laboratório ou no consultório do dentista.
No laboratório, a qualidade fica consideravelmente melhor, já que proporcionam um acabamento e um polimento melhor. Entretanto, o custo é consideravelmente maior.
Cuidados com a coroa provisória
A durabilidade da prótese também é medida pelos cuidados que o paciente tem com a higienização da boca. Se forem negligenciados, afetará diretamente na validade dela.
Assim, é primordial manter a limpeza bucal adequada, usando a escova de dente e não se esquecendo do fio dental, principalmente.
Custo do dente provisório
Por si só, o dente provisório tem um custo médio de R$ 750,00.