Dente hígido: saiba o que significa essa expressão

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda o que você pode fazer para deixar o seu sorriso perfeito

Escovar os dentes é fundamental para manter uma boa saúde bucal. Isso pois todo mundo tem vontade de possuir um dente hígido e perfeito.

Mas afinal, você sabe o que caracteriza um dente hígido? Vamos descobrir!

Um dente hígido é aquele que não apresenta quaisquer patologia como cáries, gengivites, periodontites. Ou alguma disfunção ortodôntica que possa afetar o seu posicionamento, causando uma desarmonia no sorriso.

E para manter essa higidez, nada melhor que visitar o seu dentista de confiança regularmente e realizar a higiene bucal de forma adequada.

Quando não identificados, muitos desses problemas podem evoluir, prejudicando a integridade da estrutura dentária. Assim, pode ser que para resolvê-los o tratamento precise ser mais invasivo que o convencional.

Sabendo disso, resolvemos separar um conjunto de dicas para que você mantenha os seus dentes sempre limpinhos e saudáveis.

Check-up ou consulta de rotina

Para manter a higidez dental, nada melhor do que ser auxiliado por quem conhece do assunto.  Por isso, é importante que você realize consultas de rotina com o seu dentista de confiança.

Nelas, o profissional pode identificar possíveis problemas bucais atuando para tratá-los e preveni-los.

Trata-se de um verdadeiro check-up bucal, realizado de 6 em 6 meses, onde o odontólogo realiza uma vistoria detalhada em todos os dentes e regiões de nossa boca.

Higiene bucal

Essa talvez seja a dica mais importante. O dentista não está 24 horas ao seu lado. Assim, é fundamental que o paciente saiba como realizar a higiene bucal corretamente para evitar maiores complicações.

É necessário escovar os dentes após cada refeição e antes de dormir, utilizar o fio dental e, se possível, um enxaguante bucal.

O conjunto de todos esses elementos pode propiciar uma excelente saúde bucal uma vez que eles são utilizados de forma adequada.

Vale lembrar que o enxaguante bucal é apenas um complemento de todo o processo. Logo, apesar de deixar uma sensação de limpeza na boca, o principal é realizar a escovação e passar o fio dental.

Hábitos que podem danificar um dente hígido e deixá-lo amarelado

Dentes amarelos podem surgir por meio da atuação prejudicial de determinados alimentos, bebidas e medicamentos.

A idade também pode promover a perda do esmalte dentário que reveste a coroa, o que gera um desgaste natural, promovendo a mudança de cor.

No entanto, alguns costumes aceleram a deterioração dos dentes hígidos, como:

  • Tabagismo – produtos compostos por alcatrão, nicotina e tabaco, como charutos e cigarros, podem acelerar a degradação dentária, fazendo com que eles fiquem manchados e amarelados.
  • Má higiene bucal – como já citamos anteriormente, a higiene bucal é essencial para a manutenção de dentes hígidos. Logo, negligenciar essa ação não é uma boa ideia. Isso pode fazer com que uma quantidade alta de placa e tártaro se acumule na região, o que além de amarelar os dentes pode trazer diversos outros problemas.
  • Remédios – alguns antibióticos que apresentam doxiciclina e tetraciclina tendem a escurecer os dentes de crianças até 8 anos de idade. Os anti-histamínicos, anti-hipertensivos e antipsicóticos, para os adultos, também ajudam no processo.
  • Alimentos – café, vinho e refrigerantes podem prejudicar bastante uma dentição hígida, tornando-os amarelos e mais escuros. Portanto é interessante maneirar no consumo dessas substâncias para manter o seu dente hígido.
Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.