Dente conoide pode prejudicar a estética do sorriso

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra quais são os melhores tratamentos para essa anomalia

É normal que muitas pessoas nunca tenham ouvido falar sobre dente conoide. Pois saiba que apesar disso, esse problema é mais comum do que parece.

Essa anomalia se manifesta principalmente em dentes incisivos laterais. O interessante é que o dente conoide é um problema unilateral, afetando os dois lados da arcada dentária e possui prevalência no gênero feminino.

O dente conoide apresenta uma alteração estrutural durante o seu processo de formação, o que faz com que ele fique menor que os dentes normais e apresentem um formato de cone.

Segundo estudos, a anomalia está diretamente relacionada a um fator hereditário.

Assim, quando o pai apresenta dentes em forma de cone, existe uma maior probabilidade de seus filhos também desenvolverem essa particularidade.

Apesar de bastante notáveis, apenas o seu dentista de confiança pode diagnosticar a presença de dentes conoides em sua cavidade bucal. Cerca de 1% da população possui essa anormalidade dental.

Como posso tratar um dente conoide?

Antes de tudo, precisamos compreender que não existe uma forma natural de tratar o problema. Assim, o paciente deve conversar com seu dentista para que eles pensem no melhor procedimento para cuidar de dentes conoides.

A solução normalmente é restauradora ou protética. Então vamos entender mais detalhadamente como são efetuados esses procedimentos:

Restauração direta

Trata-se da solução mais rápida para o problema. O profissional realiza uma análise da proporção dos dentes de ambos os lados da arcada dentária.

Isso serve para que ele determine se é preciso mexer apenas nos laterais ou se pode ser esteticamente interessante restaurar outros dentes.

Normalmente é realizado um mock up  e um estudo é feito sobre um modelo de gesso dos dentes do paciente, que recebe o nome de enceramento diagnóstico.

Facetas e coroas protéticas

Quando o profissional opta pelo uso de coroas, é importante que os dentes sejam desgastados previamente para receber esse tipo de prótese.

Em alguns casos, esses órgãos dentários recebem até mesmo um tratamento em seu canal. Assim, eles podem ganhar pinos ou núcleos, que servem para fixar a nova coroa dentária, que normalmente são de resina ou porcelana.

Vale lembrar que em alguns casos o espaçamento entre os dentes conoides dificultam uma adequada reconstrução dentária, atrapalhando qualquer tratamento relacionado a esse tipo de dentição.

Assim, a melhor opção é a utilização do aparelho ortodôntico para recuperar o espaço e assim possibilitar o tratamento.

Diferenças após o tratamento de dente conoide

Após a correção do dente, uma mudança bastante notável é no aspecto estético. O sorriso tende a ficar mais harmônico e com dentes mais iguais e simétricos.

Outro ponto bastante importante é a funcionalidade. Com a reconstrução, o dente irá ocupar seu devido espaço no arco dental.

Dese modo, melhora bastante o seu desempenho sistema mastigatório e facilita o nosso processo de digestão e nutrição.

É essencial procurar ajuda de um dentista e fazer uma avaliação. De preferência, converse com um especialista em estética.

Constatar a presença de um dente conoide é fácil, mas para propor a melhor forma de se resolver o problema é preciso conhecimento técnico e planejamento.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.