Dente no céu da boca é uma anomalia que tem tratamento

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entre as anomalias bucais, o dente no céu da boca é uma das que mais assusta os pacientes

Aqui na Simpatio, nós já conversamos algumas vezes sobre as anomalias bucais. Elas alteram o formato dos dentes, a posição da arcada e pode gerar até mesmo o nascimento de dente no céu da boca.

Para entende melhor esse distúrbio, preparamos esse artigo completo sobre dente no céu da boca. Confira as causas, como identificar e tratamentos disponíveis.

O dente no céu da boca é uma anomalia onde um dente ou mais nascem no palato duro ou no palato mole.

Esses dentes ficam realmente fora da arcada, muito além de um dente torto. Muitas vezes esse dente acaba sendo um “extra” – ou seja, um dente além dos 32 que devem nascer na boca.

Causas de dente no céu da boca

Os dentes podem nascer no céu da boca por problemas genéticos. Ou seja, não são problemas controláveis ou previsíveis.

Por isso, só são identificados depois do nascimento ou se, com sorte, uma radiografia odontológica denunciar sua posição alterada.

Apesar de não ser um problema comum, os dentes no céu da boca aparecem com certa regularidade.

Assim, é importante manter o acompanhamento com cirurgiões-dentistas para que o problema seja identificado o mais cedo possível.

Perigos do dente no céu da boca

Os maiores riscos dos dentes no palato são a falta de higiene, incômodos na fala e dificuldade na alimentação. Para entender melhor esses processos, separamos as questões em tópicos, confira:

Falta de higiene

Os dentista sempre reforçam sobre a importância de manter uma boa higiene dental. Isso porque a higiene é nossa maior aliada contra os maiores problemas bucais, que vão das cáries até o câncer de boca.

No entanto, quando temos dentes fora da arcada, a higienização fica quase impossível de ser feita de modo correto. Isso porque é mais difícil de escovar esses dentes e fazer o uso do fio dental, por exemplo.

Isso abre espaço para diversas complicações. Por isso, manter esses dentes é um risco a saúde bucal!

Incômodos na fala

Falar parece algo simples, mas exige uma série de elementos para ocorrer de forma efetiva e correta. Um deles é o posicionamento dos dentes.

O posicionamento errado dos dentes pode causar alterações na fala que só são corrigidos após a correção dos dentes ou, no caso do dente no palato, após sua remoção.

Dificuldade na alimentação

A alimentação também exige que os diversos mecanismos da boca estejam em bom funcionamento para que tudo ocorra sem dores, desconfortos e de forma efetiva.

Dentes extras ou no céu da boca podem causar um desequilíbrio nas funções orais, tornando a mastigação um processo complicado.

Tratamento para dente no céu da boca

O tratamento para dentes no céu da boca depende do tipo de dente que está deslocado.

Por exemplo: se o dente deslocado for um dente “extra”, ele pode ser extraído sem maiores complicações.

Já no caso do dente no céu da boca ser um dos 32 dentes necessários para a arcada, o tratamento é pensado com mais cuidado.

O ortodontista responsável buscará meios de deslocar esse dente para o lugar correto e, se não for possível, haverá a extração.

Gostou de saber mais sobre dente no céu da boca? Não deixe de visitar seu dentista de confiança para evitar qualquer problema bucal.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

2 Replies to “Dente no céu da boca é uma anomalia que tem tratamento”

  1. Bom. Eu tenho dois dentes no céu da bica já faz mais de 6 anos e isso me incomoda muito ele é extra , não tenho condições financeiras para retirar e isso me envergonha muito

  2. Meu filho tem 8 anos e no inicio dessa semana começou a nascer um dente no céu da boca.Como ele é pequeno e ainda n trocou todos os dentes n consigo saber se é um dente extra ou se faz parte da arcada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.