PACIENTES

Dente no céu da boca é uma anomalia que tem tratamento

Dente no céu da boca é uma anomalia que tem tratamento

Entre as anomalias bucais, o dente no céu da boca é uma das que mais assusta os pacientes

Aqui na Simpatio, nós já conversamos algumas vezes sobre as anomalias bucais. Elas alteram o formato dos dentes, a posição da arcada e pode gerar até mesmo o nascimento de dente no céu da boca.

Para entende melhor esse distúrbio, preparamos esse artigo completo sobre dente no céu da boca. Confira as causas, como identificar e tratamentos disponíveis.

O dente no céu da boca é uma anomalia onde um dente ou mais nascem no palato duro ou no palato mole.

Esses dentes ficam realmente fora da arcada, muito além de um dente torto. Muitas vezes esse dente acaba sendo um “extra” – ou seja, um dente além dos 32 que devem nascer na boca.

Causas de dente no céu da boca

Os dentes podem nascer no céu da boca por problemas genéticos. Ou seja, não são problemas controláveis ou previsíveis.

Por isso, só são identificados depois do nascimento ou se, com sorte, uma radiografia odontológica denunciar sua posição alterada.

Apesar de não ser um problema comum, os dentes no céu da boca aparecem com certa regularidade.

Assim, é importante manter o acompanhamento com cirurgiões-dentistas para que o problema seja identificado o mais cedo possível.

Perigos do dente no céu da boca

Os maiores riscos dos dentes no palato são a falta de higiene, incômodos na fala e dificuldade na alimentação. Para entender melhor esses processos, separamos as questões em tópicos, confira:

Falta de higiene

Os dentista sempre reforçam sobre a importância de manter uma boa higiene dental. Isso porque a higiene é nossa maior aliada contra os maiores problemas bucais, que vão das cáries até o câncer de boca.

No entanto, quando temos dentes fora da arcada, a higienização fica quase impossível de ser feita de modo correto. Isso porque é mais difícil de escovar esses dentes e fazer o uso do fio dental, por exemplo.

Isso abre espaço para diversas complicações. Por isso, manter esses dentes é um risco a saúde bucal!

Incômodos na fala

Falar parece algo simples, mas exige uma série de elementos para ocorrer de forma efetiva e correta. Um deles é o posicionamento dos dentes.

O posicionamento errado dos dentes pode causar alterações na fala que só são corrigidos após a correção dos dentes ou, no caso do dente no palato, após sua remoção.

Dificuldade na alimentação

A alimentação também exige que os diversos mecanismos da boca estejam em bom funcionamento para que tudo ocorra sem dores, desconfortos e de forma efetiva.

Dentes extras ou no céu da boca podem causar um desequilíbrio nas funções orais, tornando a mastigação um processo complicado.

Tratamento para dente no céu da boca

O tratamento para dentes no céu da boca depende do tipo de dente que está deslocado.

Por exemplo: se o dente deslocado for um dente “extra”, ele pode ser extraído sem maiores complicações.

Já no caso do dente no céu da boca ser um dos 32 dentes necessários para a arcada, o tratamento é pensado com mais cuidado.

O ortodontista responsável buscará meios de deslocar esse dente para o lugar correto e, se não for possível, haverá a extração.

Gostou de saber mais sobre dente no céu da boca? Não deixe de visitar seu dentista de confiança para evitar qualquer problema bucal.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também