Dente antagonista é afetado pela ausência de dentes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O dente antagonista é aquele que está posicionado na arcada oposta ao que foi extraído

A perda de um dente afeta a saúde bucal. Normalmente, acreditamos que o problema envolve somente a arcada dentária que ele está inserido, mas pode se estender para a arcada oposta, afetando seu dente antagonista.

A partir disso, o dente antagonista ficará sem função. Dessa forma, ele passará a sofrer uma série de disfunções que evidenciaremos adiante.

Portanto, o dente antagonista é o dente oposto ao que foi extraído. Vamos às principais anomalias que os dentes sem antagonista podem causar.

Problemas dos dentes sem antagonista

Dentes sem antagonista causam diversos problemas

Má oclusão

A oclusão dentária é o contato entre as duas arcadas da nossa boca, a superior e a inferior.

A ausência de um dente faria com que essa relação se perdesse, já que, agora, só um dente participará da mastigação naquele ponto. Ou melhor, não participará. Por isso, o dente antagonista acaba tendo sua função corrompida.

Supondo que o paciente encontra-se sem um dente aderido à parte mandibular, ou seja, a debaixo, seu dente antagonista irá, com o passar do tempo, começar a descer.

Isso ocorre porque ele naturalmente procura uma superfície para entrar em contato. Não a encontrando, ele começa a ficar cada vez mais com a raiz exposta.

Além disso, os dentes vizinhos ao perdido começam a se deslocar para tapar a cavidade que foi deixada. Assim, haverá um desalinhamento da boca.

Exposição da raiz do dente antagonista

A exposição da raiz faz com que ela fique mais suscetível ao desenvolvimento de problema. O principal é a cárie radicular, que é uma forma dessa patologia que atinge diretamente a raiz dental.

Acúmulo de placa bacteriana e de tártaro

Os dentes terão seus espaços interdentais aumentados, o que possibilita o maior acúmulo de placa bacteriana e de tártaro nas cavidades sem os dentes antagonistas.

A placa bacteriana é uma película grudenta e incolor formada por bactérias. E o tártaro é sua forma mais enrijecida.

Se não forem retiradas, ocasionam em cárie e doenças periodontais.

Fonética

A ausência de dente leva o paciente a ter a fonética de algumas palavras prejudicada. O espaço na arcada dificulta a atividade da língua na hora da fala.

DTM

A perda dos dentes faz o paciente ter a mastigação prejudicada. Possivelmente, ele começará a realizar uma mastigação unilateral, que é quando a pessoa tritura o alimento preferencialmente em um só lado da boca.

Então, haverá uma força excessiva mais de um lado, causando a disfunção temporomandibular (DTM), um problema na articulação da mandíbula, gerando um grande desconforto à pessoa.

Desgaste no dente

Aliado à mastigação unilateral, está o desgaste no dente, que será motivado porque a pessoa mastiga o alimento só do lado contrário à cavidade deixada pela falta do dente.

Tratando os dentes sem antagonista

Implante dentário não deixa que os problemas do desalinhamento ocorram

Para tratar o dente sem antagonista, o dentista terá de realizar um implante.

O implante dentário é um pino de titânio e seu formato é muito parecido com um parafuso. Ao ser fixado ao osso maxilar ou mandibular, serve para apoiar as próteses dentárias.

Em resumo, o dente antagonista sem sua base de apoio trará diversos problemas para a boca. E a melhor forma de resolver esse transtorno é consultando seu dentista. Ele, mais do que todos, saberá como proceder.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.