O serviço tem o objetivo de proporcionar mais qualidade e conforto aos pacientes
Cada vez mais as empresas vêm compreendendo a importância dos clientes em suas atividades. Com isso, o conceito de customer success ganhou popularidade no mercado.
Isso também é resultado do nível de exigência do consumidor, que aumentou notavelmente nos últimos tempos. Assim, o customer success se evidencia como um conceito fundamental para qualquer serviço ou negócio.
Customer success é a ação de um ou mais profissionais dentro de uma empresa que possui como principal finalidade buscar soluções que melhorem a vida do cliente junto aos serviços oferecidos por essa empresa.
Logo, ele é importante em qualquer área do mercado, como na odontologia, servindo como uma espécie de medida para a qualidade do serviço prestado e auxiliando no processo de melhoria dos mesmos.
Importância do Customer Success
O customer success ou sucesso do consumidor, como também é conhecido, define a base do sucesso de uma empresa. Isso porque ele é a principal forma de relacionamento entre a empresa e o cliente.
Assim, o customer success na odontologia deve estar em constante contato com os pacientes, buscando auxiliá-los a ter êxito em qualquer que sejam os seus objetivos.
A área de customer success deve atuar em conjunto com o marketing do consultório. Dessa forma é possível promover um crescimento da clínica.
Informações, soluções de dúvidas e questões fundamentais sobre um serviço ou mesmo sobre seu consultório obtidas com os clientes podem ser passados para o responsável pelo marketing de relacionamento.
Assim, é possível aplicar esses dados na produção de conteúdos, visando que os profissionais dessa área trabalhem para estreitar a relação entre o profissional e o cliente, impulsionando o crescimento do negócio.
Além disso, essa interação entre o customer success e a área de marketing do consultório pode ocorrer também de outra maneira.
A área de marketing, por sua vez, pode indicar para a equipe do consultório quais conteúdos, materiais e informações ajudam o paciente em seu sucesso, facilitando e melhorando bastante o atendimento.
Vantagens da área de Customer Sucess
Agora iremos apresentar um conjunto de vantagens apresentadas pelo serviço de sucesso do cliente:
- Garantir a retenção, a fidelização dos clientes. O serviço não apenas garante que os clientes entre para sua base, mas que sejam mantidos por ali;
- Satisfação do cliente. Sabendo o que seus pacientes desejam, fica bem mais fácil corresponder às expectativas produzidas por eles.
- Auto marketing. Você já deve ter ouvido falar que um cliente satisfeito é a melhor propaganda. Assim, quando você oferece um serviço de qualidade, pode atrais novos pacientes para o seu consultório;
- Identificar novos serviços e produtos que possam gerar receita a partir da demanda dos atuais clientes.
Principais funções de um Customer Success
Algumas já foram citadas no decorrer do artigo, entretanto vale a pena listá-las. Assim, podemos definir que as principais funções de um customer success são:
- Ativar os clientes depois da venda;
- Preparar os clientes para usarem o que a empresa tem a oferecer da melhor maneira;
- Fazer follow ups frequentes sobre o andamento do projeto dos clientes;
- Avaliar indicadores de performance e resultados dos clientes;
- Elaborar e apresentar reports para que o cliente fique ciente de onde está e para onde vai;
- Ensinar o cliente a usar o que a empresa lhe vendeu, mas de forma estratégica;
- Propor as melhores soluções para os clientes, sejam mudanças ou manutenções;
- Colher feedbacks sobre o produto ou serviço;
- Fazer a ponte entre os feedbacks dos clientes e os desenvolvedores/operação/entrega dos produtos ou serviços.
Agora você já conhece um pouquinho mais sobre a área de customer success e sabe de sua importância, tanto para a odontologia quanto para outros mercados. Que tal implementar na sua clínica ou consultório?