Curva de Stephan acusa problemas com o pH oral

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como o gráfico é montado e sua importância para a saúde bucal

A saliva é essencial para que possamos ter uma boa saúde bucal. Mas para isso, é necessário que o seu pH esteja equilibrado. Por isso, foi criada a Curva de Stephan.

O normal para um pH salivar é de 6,5, caso contrário, podemos enfrentar complicações orais com mais facilidade. Assim, a curva de Stephen surge para realizar essa verificação.

Curva de Stephen é um gráfico que demonstra a variação do pH de nossa cavidade oral de acordo com o tempo após a ingestão de sacarose.

Neste artigo, você irá entender tudo o que é necessário sobre essa curva. Mas para começar, que tal aprender um pouco mais sobre a saliva e o pH bucal? Acompanhe!

Saliva e pH Oral

A saliva é um líquido presente em nossa boca durante 24 horas por dia. Durante a noite, sua produção é reduzida, entretanto ela continua lá, firme e forte.

Ela é essencial para a nossa digestão, auxiliando no processo de mastigação dos alimentos. Além disso, sua presença é fundamental para a manutenção da saúde bucal, uma vez que ela auxilia no combate a placa dentária.

Entretanto, para que a saliva consiga desempenhar todas essas funções de maneira satisfatória, é necessário que o seu pH esteja em total equilíbrio, ou seja, com valores entre 6,5 e 7,2.

Assim, o conjunto pode proteger os dentes dos ácidos formados por bactérias, impedindo o surgimento de cárie e outras anomalias orais.

É importante saber que um desequilíbrio no pH da saliva aponta que algo vai errado com a sua saúde bucal. Também é legal destacar que o pH pode ser alterado pelo consumo de alimentos ao longo do dia.

Curva de Stephan

Como você pode acompanhar, a curva de Stephan exibe a variação de pH bucal de uma pessoa de acordo com o tempo percorrido após a ingestão de sacarose.

Quando ingerimos sacarose, após um período de 5 a 10 minutos, é comum que o nosso pH oral despenque para 5,5. Trata-se de um número perigoso, pois o valor indica que existe um processo de desmineralização dental.

Isso indica que elementos fundamentais ao dente, como cálcio e fosfato estão se desprendendo da estrutura e indo para o líquido salivar do paciente. Trata-se do indício do começo de um processo cariogênico.

Trata-se de uma das anomalias orais mais comuns e famosas, sendo extremamente perigosa. Esse tipo de lesão pode causar, inclusive, a perda do órgão dentário.

Entretanto, com a pausa na ingestão de sacarose, depois de 30 minutos, é comum que tudo se estabiliza, voltando ao normal. Assim, os íons voltam ao esmalte e o pH sobe novamente para 6,5.

Nesse processo, é possível observar a importância da saliva, que realiza a sua função tampão, caracterizada principalmente pela remineralização.

Ainda é importante dizer que quanto mais ficar abaixo do normal, maior o risco de cárie dentária, uma vez que 5,5, por exemplo, é um valor extremamente crítico para a desmineralização.

Também é interessante ressaltar que a curva de Stephan pode ser infinita. Isso depende bastante da frequência com que a pessoa ingere sacarose em sua dieta.

Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.