Descubra quais são os principais e mais respeitados cursos para auxiliar de dentista
Encontrar uma vaga de emprego nos dias atuais não é uma tarefa fácil, ainda mais quando você não possui as qualificações necessárias em seu currículo. Por isso, o curso de auxiliar de dentista é tão importante.
Investir em um curso de auxiliar de dentista talvez seja uma das formas mais rápidas de ingressar na área da odontologia. Além disso, te capacita para atuar na área de maneira profissional.
O curso de auxiliar de dentista ensina todas as formas de prestar assistência ao dentista, sendo assim um ofício de extrema relevância dentro do consultório odontológico.
É preciso registrar que a profissão existe há algum tempo. Porém, só foi regulamentada em meados de 2008.
Como funciona o curso de auxiliar?
Como já dissemos, o curso ensina práticas essenciais para que o interessado possa exercer a função de auxiliar de dentista. É possível listar 4 pontos fundamentais e inerentes a essa profissão, que são lecionados no curso:
- Saber gerenciar a agenda, principal foco do seu trabalho. É por meio da agenda que se faz toda a programação de atividades diárias do consultório;
- Organizar e controlar a documentação de clientes e equipamentos, de forma que facilite encontrá-los em tempo hábil, caso necessário;
- Controlar o estoque de produtos; e
- Efetuar, com muita responsabilidade, o controle e gestão financeira da empresa.
Além disso, é extremamente importante que o auxiliar possua conhecimentos básicos sobre odontologia.
Assim, ele pode utilizá-los para auxiliar o dentista durante os mais diversos procedimentos odontológicos, proporcionando conforto e segurança aos pacientes.
Garantir o fácil acesso do profissional aos instrumentos odontológicos, higienizar o consultório e descartar os materiais de maneira adequada também são atividades recorrentes na rotina de um ajudante de dentista.
Os diferentes cursos de auxiliar de dentista
Agora iremos falar um pouco sobre as principais opções de curso para auxiliar de dentistas existentes.
O ideal é dar preferência aos que são reconhecidos pelos principais órgãos de odontologia, como a Associação Brasileira de Odontologia e a Confederação Brasileira de Odontologia:
- Curso ASB – este é um dos cursos mais procurados, sendo referência no mercado. O curso ASB possui registro no CFO e conteúdo programático bastante vasto. Nele, são aceitos alunos que possuam o ensino fundamental completo. Além disso, um dos critérios para a obtenção do diploma é a realização de um estágio supervisionado.
- Buzzero – o diferencial deste curso é que ele é digital. Nem todos possuem tempo para frequentar um curso de auxiliar de odontologia. Assim, vale a penas apostar em aulas não presenciais. O Buzzero é o mais recomendado quando falamos de aulas digitais, além de contar com um preço justo e bastante acessível.
- Seduc Intec – é uma escola que oferece o curso de auxiliar de saúde bucal. Os alunos aprendem sobre legislação, anatomia, ergonomia, microbiologia, biossegurança, materiais dentários, entre outros temas importantes. Indivíduos interessados em ingressar na profissão mas não possuem condições para arcar com os custos do curso ainda podem recorrer ao Pronatec.
Além dessas opções citadas, o governo federal, em parceria com instituições privadas de educação profissional, também oferece no Pronatec Oferta Voluntária, um curso de auxiliar de dentista gratuito.