Conheça a cirurgia de cunha distal e seu passo a passo

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Bolsas periodontais são tratadas através da cunha distal

Sabemos que alguns procedimentos podem apresentar complicações. No tratamento de bolsas periodontais, por exemplo, tecidos hiperplásicos são obstáculos. Nesses casos, é necessário optar pela cirurgia de cunha distal.

Contudo, você conhece o passo a passo da cunha distal? Neste artigo vamos explicar porque é necessária e detalhar as etapas desse processo.

Cunha distal é um procedimento cirúrgico realizado para o tratamento de bolsas periodontais. Essas bolsas são caracterizadas pelo aumento anormal do espaço entre os dentes e a gengiva.

Normalmente, o espaço entre o tecido gengival e os dentes, também chamado de sulco gengival, tem aproximadamente 3 mm de profundidade.

Em casos do desenvolvimento de uma bolsa periodontal, o valor cresce para 4 mm ou mais.

A condição tem como principal motivadora o desenvolvimento de doenças infecciosas, principalmente uma periodontite crônica.

Isso porque as bactérias causadoras das doenças rompem as fibras que unem a gengiva, o dente e o osso de suporte. Isso causa o aumento do nível do sulco gengival de forma anormal.

Problemas sistêmicos ou hiperplasia gengival induzida por drogas também podem ser possíveis motivos para o desenvolvimento desse espaço entre os dentes e a gengiva.

Quando a bolsa periodontal se forma na face distal do dente, é comum que se realize o procedimento de cunha distal.

Como evitar uma bolsa periodontal?

Antes de conferir como funciona esse tipo de cirurgia periodontal, vamos conhecer a melhor maneira de evitar o desenvolvimento de uma bolsa periodontal.

Aqueles pacientes que querem impedir o crescimento das bolsas, também devem bloquear o desenvolvimento de doenças infecciosas que afetem a gengiva, como a periodontite e a gengivite.

Dessa maneira, manter uma boa higiene oral para evitar a proliferação de bactérias é essencial.

Para isso, algumas boas dicas são:

  • Escove seus dentes ao menos três vezes ao dia. Isso inclui os momentos após acordar, após fazer alguma refeição e antes de dormir;
  • Escolha escovas de cerdas macias. Escovas com cerdas duras machucam tantos aos dentes quanto as gengivas;
  • Durante a escovação, realize movimentos leves. Assim como as escovas de cerdas duras, movimentos bruscos enquanto escovamos dentes podem gerar feridas na gengiva. Posteriormente, essas feridas pode propiciar o desenvolvimento de doenças infecciosas;
  • Utilize o fio dental. Essa ferramente é um ótimo auxiliar para remover bactérias e restos de alimentos que continuem na boca após a escovação;
  • Complemente a escovação com enxaguante bucal. Ele atua no controle químico da proliferação de bactérias.

Desse modo, os riscos de desenvolvimento de uma bolsa periodontal na cavidade oral são diminuídos.

Como acontece o procedimento de cunha distal?

O procedimento de cunha distal acontece seguindo quatro passos básicos.

  1. O primeiro passo para o procedimento é a realização de incisões pela área vestibular e lingual na região retromolar. Desse modo, é formado uma espécie de triângulo atrás do dente molar;
  2. O segundo passo é a separação do osso e das paredes vestibulares e linguais. Posteriormente, ocorre a remoção do tecido gengival que sobra e a raspagem da superfície radicular, visando alisá-la;
  3. A espessura dos retalhos vestibular e lingual são reduzidas através de incisões. Essa parte do procedimento visa evitar a sobreposição das margens da ferida aberta;
  4. O último passo é a sutura dos retalhos encurtados.

O cirurgia de cunha distal também pode ter cunho estético, visando a redução do volume da gengiva.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.