Quais são os principais cuidados com aparelho transparente?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Assim como os outros tipos de aparelho, é necessário cuidar muito bem do transparente

Com o avanço da tecnologia na odontologia, diversos tratamentos surgiram. Um dos mais procurados atualmente é bastante eficaz, mas merece atenção especial por conta de sua coloração. Por isso, é importante que o paciente saiba quais são os cuidados com aparelho transparente.

Tomar café, refrigerante ou fumar enquanto estiver usando-o pode manchá-lo, por exemplo. Então, confira com a gente quais são os cuidados com aparelho transparente. Vamos lá?

Alguns cuidados com aparelho transparente são parecidos com os do convencional, aquele que estamos tão acostumados a ver por aí. No entanto, como ele é translúcido, facilmente poderá tomar uma cor mais escura, afetando uma das principais qualidades da peça – a estética.

Portanto, confira agora dicas de como cuidar do aparelho transparente e o que acontece se você não der a atenção necessária.

Quais cuidados devo tomar com o aparelho transparente?

Neste momento, a dúvida que fica é sobre o que muda na rotina de quem optou pelo tratamento ortodôntico com este tipo de aparelho. Tudo irá depender do material.

O mais comum de causar problemas é o tradicional, feito em plástico. Já o de porcelana e o de safira não correm esse risco.

Portanto, veja quais são os cuidados necessários para quem utiliza o aparelho em polímero:

  • Evitar alimentos com corantes ou de forte coloração;
  • Evitar o consumo de bebidas como vinho, café, refrigerante e cerveja;
  • Não fumar com o aparelho;
  • Como é transparente, fazer uma boa higienização garante que o não fique manchado tão cedo.

Para esse último ponto, alguns especialistas recomendam que seja feita a limpeza de uma forma mais esforçada e detalhada, utilizando escovas unitufo.

Quem utiliza o Invisalign, um alinhador transparente, deve saber que o apetrecho precisa ser removido todas as vezes que o paciente for consumir algum alimento.

Fora isso, outros cuidados com Invisalign envolvem a limpeza do aparelho e dos dentes, já que, agora, eles contam com attachments presos.

O que acontece se eu não cuidar bem do meu aparelho?

O principal problema que acontece é quando o aparelho transparente fica amarelo ou tem sua tonalidade alterada.

Se a carência na escovação for ainda maior, a borrachinha de aparelho transparente amarela também.

A má higiene bucal pode ocasionar em outros transtornos, como:

  • Acúmulo de placa bacteriana;
  • Acúmulo de tártaro;
  • Formação da cárie dental;
  • Mau hálito;
  • Doenças periodontais.

O que fazer se meu aparelho transparente amarelar?

Por fim, a pergunta que fica é: como clarear borrachinha de aparelho transparente?

Infelizmente, não existe um produto que realiza o clareamento com rapidez. É preciso que o paciente tome os cuidados que citamos para evitar que ocorra a alteração de cor do aparelho transparente.

No entanto, um estudo da revista da Sociedade Paulista de Ortodontia (SPO) mostra a ação de enxaguantes bucais clareadores sobre braquetes de cerâmica.

O resultado mostrou que é possível alterar a coloração do aparelho, mas ressaltamos que a pesquisa foi feita com braquetes em laboratório, e não na boca de alguma pessoa.

Nossa recomendação é que converse com um profissional para saber qual é a melhor forma de tirar as manchas. Se o profissional não recomendar o uso de enxaguantes bucais clareadores, pergunte, então, o que pode ser feito para reverter a situação.

Agora que você sabe quais os cuidados com aparelho transparente, nosso conselho é prestar mais atenção a possíveis alterações de coloração e agendar uma consulta com o dentista, caso isso ocorra.

Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.