Corticoides controlam inflamações na odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Corticoides são utilizados na diminuição de dores ou edemas odontológicos

A medicina proporcionou a produção de um variado número de medicamentos. Os corticoides são alguns deles, representando uma melhora na qualidade de vida para diversas pessoas.

Contudo, os corticoides podem ser uma ameaça para a saúde quando não são administrados da maneira adequada. Conheça mas sobre esses medicamentos e seu uso na odontologia.

Corticoides são uma classe de medicamentos anti-inflamatórios e imunossupressores.

Os também conhecidos como corticoesteroides são produzidos de forma sintética a partir do hormônio humano que recebe o nome de cortisol.

Dessa maneira, essa substância atua impedindo a produção de outras substâncias responsáveis por promover processos inflamatórios no organismo.

Por isso, o uso do corticoide é indicado em casos de doenças crônicas, como alergia, asma, artrite reumatoide e lúpus.

Ainda, ele pode ser utilizado antes da realização de um transplante nos rins. Isso porque a substância ajuda o corpo a não rejeitar o novo órgão.

Maneiras de utilizar Corticoesteroides

Os medicamentos corticoides podem estar em diversas formas para a sua comercialização. Entre elas, podemos citar:

  • Os corticoides tópicos, que estão em forma de cremes e loções e geralmente são utilizados no tratamento de reações alérgicas ou doenças na pele;
  • Os corticoides orais, que estão em forma de comprimidos e são utilizados no tratamento de quadros alérgicos, ou doenças crônicas inflamatórias. Exemplos são a bronquite e a hepatite;
  • Os corticoides injetáveis, comumente utilizados no tratamento de doenças crônicas como lúpus, queloides ou artrite reumatoide;
  • Corticoides inalatórios, utilizados para o tratamento de asma e outras alergias respiratórias.

Portanto, entre os nomes de medicamentos corticoides estão prednisona, decadron injetável, hidrocortisona, dexametasona, diprogenta, entre diversas outras.

Antes de consumir qualquer um deles, não esqueça de consultar um médico de confiança. Desse modo, o profissional poderá indicar o melhor remédio a ser ingerido.

Corticoides e Odontologia

A classe dos medicamentos corticoides é muito importante dentro da área da odontologia.

Isso porque o uso de corticoide na odontologia visa principalmente acarretar diminuição de inflamações odontológicas, além de dores e edemas.

Em geral, essas inflamações são geradas pelo acúmulo de bactérias nocivos em nossa cavidade bucal.

Além disso, o medicamento pode auxiliar no pré-operatório em cirurgia de terceiros molares, evitando o desenvolvimento de reações ou consequências negativas.

Riscos do Uso do Medicamento

O uso dessa classe de medicamentos representa para o paciente uma série de riscos.

Um deles é o de overdose! Sim, ao contrário do que muitos pensam, o processo de overdose não é exclusivo das drogas ilícitas, podendo ocorrer também pelo uso excessivo de corticoides.

Problemas de saúde como a hipertensão arterial, úlcera gástrica, obesidade, diabetes, problemas na tireoide e osteoporose também podem advir do uso indiscriminado da substância.

Isso acontece porque, uma vez que o corticoide é esteroide, seu consumo pode causar alterações hormonais no organismo do paciente.

Em casos de medicamentos que são aplicados diretamente no olhos, como colírios, o risco de catarata ou glaucoma aumenta.

Por mais que alguns dos medicamentos com corticoides não necessitem de receita médica para sua comercialização, é sempre importante seguir as indicações de consumo dadas por um médico.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!