Contenção estética não atrapalha a harmonia do sorriso

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A contenção estética é utilizada como a última etapa do tratamento ortodôntico, para impedir a movimentação dos dentes

O tratamento ortodôntico tem como objetivo reabilitar a oclusão dentária. Ou seja, fazer com o que os dentes das duas arcadas se encaixem perfeitamente. E quando a intervenção odontológica chega ao fim, é hora de colocar a contenção estética.

A contenção estética é a próxima etapa do procedimento de ortodontia, independente do paciente ter feito o restabelecimento através do aparelho fixo, do móvel ou do alinhador.

A contenção estética é a técnica que visa controlar o retorno dos dentes a sua posição de origem. Dessa forma, o dentista recomenda a utilização de um aparelho específico, que pode ser fixo no dente ou removível. Eles são feitos para não atrapalhar a harmonia do sorriso.

Seu tempo de uso dependerá de cada paciente. Alguns ficam apenas um ano com ele. Outros, indefinitivamente. Mas para tirar suas dúvidas quanto a isso, nada melhor que seu ortodontista.

Aparelho de contenção estética

No momento, é o preferido dos dentistas. Seu formato lembra o aparelho Hawley, que explicaremos adiante.

Mas, nesse caso, o fio metálico é substituído por um arco de contenção estético cujo material é um acrílico transparente de alta resistência.

Por essa razão, ele desempenha sua função com efetividade sem afetar a estética da boca do paciente.

Outros tipos de aparelho de contenção

Vejamos agora os outros tipos de aparelho de contenção:

Contenção ortodôntica superior (Hawley)

Geralmente, o aparelho de contenção ortodôntica superior é móvel. No entanto, existe a possibilidade de ser fixo, caso o dentista verifique a necessidade.

O removível é bastante semelhante com o aparelho móvel que estamos tão acostumados a ver. Ele possui uma parte acrílica que fica encaixada anatomicamente ao céu da boca. Na parte da frente, há um fio metálico que se acomoda na face vestibular do dente.

Se for preciso, o especialista pode ajustar o fio para impedir alguma movimentação dentária.

Contenção ortodôntica tipo placa a vácuo

A contenção ortodôntica tipo placa a vácuo é feita com acetato translúcido que envolve os dentes da arcada completamente. Por isso, torna-se mais imperceptível.

Alguns pacientes não conseguem se adaptar bem ao aparelho de contenção Hawley. Assim, o do tipo placa a vácuo é muitas vezes recomendado para esse grupo de pessoas.

Enquanto ela está na boca, não permite o contato entre os dentes. Sua forma é parecida com a placa de bruxismo.

A desvantagem desse aparelho de contenção transparente é que ele não pode ser reajustado.

Contenção ortodôntica inferior

Normalmente, é utilizada na arcada dentária inferior um aparelho de contenção ortodôntica estética fixo, colado na face lingual do dente. Ele funciona como um suporte para os incisivos, não deixando que eles entortem novamente. Além disso, assegura a distância necessária para os caninos, sem que possam apinhar posteriormente.

Por estar situado atrás do dente, não poderá ser visto.

Sobre a utilização da contenção

O emprego a contenção mudará de paciente para paciente. Os removíveis podem ser aconselhados somente para dormir, por exemplo. Entretanto, existe a possibilidade de empregá-los continuamente.

Eles não devem ser utilizados durante a alimentação porque podem se deteriorar mais rapidamente, causar desconforto e acumular restos de alimentos, sendo anti-higiênico. A exceção é a contenção fixa, que não pode ser removida.

É importante que o paciente limpe a contenção seguindo as dicas a seguir:

  • Quando for retirar a contenção móvel, lave-a com água corrente. Em seguida, enxugue e guarde na caixinha. A umidade, com o passar do tempo, irá danificá-la;
  • Lavar com sabão neutro ou detergente, pastas de dentes podem abrasionar a placa e criar nichos para o acúmulo de micro-organismos;
  • Pelo menos uma vez por semana, deixe-a imersa em enxaguante bucal para que todos os microrganismos presentes sejam eliminados.

Em resumo, a contenção estética garante que o dente mantenha-se no lugar sem que prejudique a estética do paciente. Devido à variedade de aparelhos desse tipo, caberá ao dentista analisar e indicar qual o mais apropriado.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.