Condicionamento comportamental auxilia no atendimento de crianças

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como o condicionamento é abordado na área da odontologia

Muitos adultos sentem uma certa apreensão na hora de visitar um dentista. Já parou para pensar que esse medo pode estar ligado a algum trauma de infância? Pensando nisso, os profissionais surgem com uma alternativa: o condicionamento comportamental.

Além de ajudar as crianças, essa alternativa também auxilia no atendimento de pacientes especiais e idosos. Mas, afinal, o que é o condicionamento?

Condicionamento é um conjunto de técnicas. Essas técnicas focam na aproximação do profissional com o paciente. Assim, uma ligação de confiança e segurança surge, e o paciente se sente mais confortável nas consultas.

Neste artigo vamos descobrir mais sobre o condicionamento e tirar todas as suas dúvidas sobre essas técnicas.

Conhecendo mais sobre o condicionamento

As sessões de condicionamento na odontologia são aplicadas com diferentes técnicas. Uma delas é a de dizer, mostrar e fazer.  Assim, o profissional explica qual procedimento ele irá fazer.

Depois, ele mostra os instrumentos que serão usados e o que vai fazer com eles. Por fim, o paciente está mais tranquilo e deixa o profissional completar o seu trabalho.

Outra técnica é a conversa com o paciente. Nesse método, o profissional consegue distrair o paciente ao mesmo tempo que cria uma confiança.

Além disso, o dentista deve sempre conversar com os responsáveis pelo paciente. Desse modo, mostrar como será o procedimento e também conversar sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal.

Outras técnicas de condicionamento em odontopediatria e em atendimento de pacientes especiais são:

  • Controle da voz;
  • Estudar expressões faciais e verbais;
  • Cuidar para que o paciente não se machuque com os próprios movimentos voluntários e involuntários.

Com todas essas ações, o paciente se sente mais confortável com a visita ao dentista.

Ficou interessado pelo condicionamento comportamental?

Se você ficou interessado pelo condicionamento na odontologia, que tal seguir essa carreira? Dentro da faculdade de odontologia, o futuro profissional estuda estruturas bucais, como os dentes, a boca e os ossos da face.

No ambiente universitário, é ensinado como fazer prevenção, diagnósticos e tratamentos de doenças orais. Ainda, o estudo pode ser focado em questões estéticas.

A duração do curso de odontologia é de 5 anos, com todas as disciplinas presenciais. As aulas práticas são iniciadas no segundo ano da faculdade.

Em todas as instituições, o estágio é obrigatório para a formação. E, no final de todo o curso, é preciso que o estudante faça um TCC, também conhecido como trabalho de conclusão de curso.

Caso você opte por fazer o curso em uma instituição privada, a maioria delas custa em média R$1.700,00 por mês. Mas fique atento às bolsas universitárias e programas de financiamento.

Quando você finalizar a faculdade e já estar com seu diploma, você pode atuar como um cirurgião-dentista. Assim, atendimentos clínicos e tratamentos básicos serão a sua área de atuação.

Se você quiser atender crianças, siga com a odontopediatria. Já nos casos de pacientes especiais, há cursos de pós-graduação, mas o dentista clínico geral também está apto para tratar esse tipo de paciente.

Cursos e uma pós-graduação são ideais para melhorar o atendimento através do condicionamento.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.