Condicionamento gengival na reabilitação oral

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui quando o condicionamento gengival é necessário na área da odontologia

A razão para muitos pacientes optarem pela colocação das próteses nos dentes é garantir a funcionalidade e estética do sorriso. No entanto, após a colocação, os profissionais podem indicar a realização do condicionamento gengival.

Ele é indicado pelos dentistas após o estudo e análise do quadro clínico do paciente. Mas, afinal, o que é o condicionamento gengival?

O condicionamento gengival é uma técnica odontológica utilizada para melhorar, de forma funcional e estética, o rebordo alveolar e o contorno da gengiva após a colocação de próteses nos dentes.

Se você ficou interessado pelo assunto, então fique ligado neste artigo! Isso porque vamos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre o condicionamento gengival. Vamos começar?

Conhecendo Mais Sobre as Próteses nos Dentes

A prótese dentária é usada para substituir dentes que estão ausentes. Apesar de não ser igual aos dentes que são originais, a prótese mais atual garante uma aparência natural e promove o conforto para os pacientes.

Dentro da área da odontologia, as próteses dentárias se dividem em dois grandes grupos: o das próteses totais e o das parciais. Elas podem ser fixas ou removíveis.

No entanto, é o dentista que analisa o quadro clínico do paciente para então escolher qual o melhor tipo de prótese deve ser colocada nos dentes.

Desse modo, o dentista leva em consideração o estilo de vida, possíveis alergias e como é a rotina de higiene bucal do paciente antes de determinar qual o melhor tratamento para aquele caso.

E, é durante o processo de reabilitação protética, que o profissional da odontologia indica a técnica de reabilitação funcional e estética em tecidos moles.

Tipos de Técnicas de Condicionamento Gengival

Como já vimos, o condicionamento gengival é indicado para a reabilitação oral com a colocação de próteses dentárias. No entanto, o condicionamento é dividido em diferentes  técnicas. As principais são:

  • Técnica de condicionamento por aumento gradual da pressão: é realizada uma pressão nos tecidos a partir da aplicação de uma resina acrílica. Desse modo, é possível realizar a remodelação do mesmo;
  • Técnica de condicionamento de escarificação gengival: é realizada a partir do desenho gengival. Desse modo, esse desenho ajuda o profissional na hora de esculpir o tecido com brocas diamantadas; e
  • Técnica de condicionamento de eletrocirurgia: é realizada do mesmo jeito do que a técnica de escarificação. No entanto, os profissionais utilizam pontas de eletro bisturi.

Importante: a técnica de eletrocirurgia deve ser evitada por pacientes que tenham dispositivos cardíacos, como o marcapasso.

Importância do Condicionamento Gengival

As principais vantagens das técnicas de condicionamento são:

  • Reconstrução da estética oral;
  • Procedimento rápido;
  • Investimento acessível; e
  • Garante o resultado positivo da colocação da prótese.

Por isso, agora que você já conhece mais sobre o tema, procure e marque uma consulta com o seu dentista de confiança. Ele é o profissional mais indicado para te auxiliar nesses processos.

Assim, você entende se o condicionamento gengival é necessário no seu quadro clínico. E, tudo isso para garantir o sorriso saudável e bonito!

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.