Saiba aqui como melhorar o atendimento ao paciente

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A área da saúde é um dos campos que mais exige empatia do profissional para realizar um atendimento de qualidade, pois é preciso lidar com pessoas que com momentos de vulnerabilidade. Assim, um dentista qualificado não deve se preocupar apenas em possuir um diploma, mas também deve sabe como melhorar o atendimento ao paciente.

Portanto, é preciso entender que a fidelização do paciente não depende apenas da qualificação profissional do dentista, mas da experiência do paciente como um todo. Assim, é preciso estar atento a outros fatores que qualifiquem o profissional, como melhorar o atendimento ao paciente, por exemplo.

Mas, como melhorar o atendimento ao paciente pode influenciar na satisfação com o resultado final? É simples. O bom atendimento começa desde o primeiro contato com o paciente e se estende até mesmo depois de seu fim. Dessa forma o paciente se sente mais amparado e satisfeito.

Porém, se você ainda não sabe por onde começar, continue por aqui! Nesse artigo, iremos dar ótima dicas para melhorar o atendimento do consultório e te ajudar a fidelizar inda mais pacientes.

A empatia é a chave do bom atendimento

Como profissional da saúde, é necessário que o dentista entenda que o principal fator que contribui para um bom atendimento ao paciente é a empatia.

Isso porque, quando procura um dentista, na grande maioria das vezes o paciente vive um momento de vulnerabilidade quanto à saúde bucal.

Assim, para que se sinta mais amparado, é preciso que o paciente saiba que o profissional que o trata entende sua situação.

Portanto, o tratamento não deve se limitar aos procedimentos técnicos odontológicos, mas deve se estender a um tratamento de cordialidade e de sensibilidade.

Vale ressaltar que contar com uma equipe bem treinada também proporcionará um atendimento eficiente e de qualidade, para isso é possível realizar cursos de aperfeiçoamento em atendimento ao público.

Passo a passo do atendimento qualificado

Confira os tópicos que serão tratados:

  1. Pré-atendimento;
  2. Na sala de espera;
  3. Cordial e profissional;
  4. Pós-atendimento.

Pré-atendimento

O pré-atendimento é parte essencial para a satisfação geral do paciente, pois mostra profissionalismo e comprometimento com o caso de cada paciente.

Nessa fase inicial, o dentista deve se preocupar com a simpatia e a cordialidade no momento de marcar a consulta, seja por meio de qualquer meio de comunicação virtual ou pessoalmente.

Esse também é o momento para sanar as dúvidas do paciente quanto ao agendamento e ao cancelamento de consultas, aos tipos de tratamento oferecidos e aos métodos de pagamento.

O profissional também pode oferecer uma visita prévia para que o paciente conheça melhor o consultório e o profissional, transmitindo confiança ao paciente.

Um bom pré-atendimento conta com um lembrete da consulta ao paciente, pouco tempo antes do dia marcado, por ligação ou mensagem.

Na sala de espera

qualidade no atendimento também pode ser refletida no momento que o paciente aguarda para ser atendido, mais precisamente na sala de espera.

É preciso que o profissional se preocupe em proporcionar o maior conforto possível, utilizando decorações leves e que, de preferência, não remetam tão diretamente à área da saúde, como é o caso de manequins dentários.

Isso poderá ajudar os pacientes que possuem medo da consulta odontológica, proporcionando maior conforto no momento da espera.

Para maximizar a experiência na sala de espera, o dentista poderá fornecer em seu consultório alguns atrativos para promover conforto e entretenimento, como:

  • Aparelho televisivo;
  • Som ambiente;
  • Ponto de Wi-fi;
  • Revistas e jornais atualizados;
  • Poltronas confortáveis e em número suficiente.

Cordial e profissional

Apesar da cordialidade ser um ponto a favor no momento do atendimento e ser uma estratégia eficaz para melhorar o atendimento do consultório, é preciso estabelecer limites, promovendo uma relação estritamente profissional.

Assim, é importante que o profissional ofereça um atendimento personalizado, levando em conta as necessidades e particularidades de cada paciente, sem, no entanto, invadir sua privacidade.

Pós-atendimento

O pós atendimento é a última etapa para garantir um atendimento eficiente e qualificado.

Assim, o profissional deve se preocupar com a opinião do paciente após a realização da consulta e tratamentos. Para isso, é possível realizar pesquisas utilizando plataformas online ou até mesmo se comunicar diretamente com o paciente, demonstrando preocupação com a experiência oferecida.

Reforçar a imagem do consultório, a pesquisa poderá também auxiliar as questões que podem ser melhoradas, além de destacar os pontos fortes do consultório.

Agora que você já sabe como melhorar o atendimento ao paciente, confira nossos outros artigos para ficar por dentro de mais dicas!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

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