Como escovar os dentes com escova elétrica? Confira!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Passo a passo para quem tem dificuldades com a escova elétrica!

O desenvolvimento da tecnologia trouxe inúmeros benefícios para a odontologia moderna, como a invenção da escova de dentes elétrica. Contudo, uma das principais questões a respeito desse instrumento é seu modo de uso. Afinal, como escovar os dentes com a escova elétrica?

Diversos estudos demonstram como escovar os dentes com a escova elétrica pode trazer benefícios à saúde bucal, especialmente para aqueles que possuem dificuldades de manusear a escova de dentes comum.

Saber como escovar os dentes com a escova elétrica pode ser difícil quando a utilizamos pela primeira vez. Contudo, ela foi criada justamente para facilitar a escovação, por isso, não se preocupe, é muito fácil pegar o jeito, basta realizar os movimentos certos.

Confira o passo a passo que separamos para você!

10 Passos Para Higienizar os Dentes Com a Escova Elétrica

  1. A escova de dentes elétricas deve sempre ser usada com o creme dental, assim como a escova manual. Porém, para evitar que o creme dental caia da escova, certifique-se de ligá-la apenas depois que suas cerdas estiverem em contato com os dentes. Para saber como ligar e preparar a escova para uso, confira as indicações previstas em sua embalagem;
  2. Já em contato com os dentes, não é preciso realizar muita pressão sobre a escova;
  3. Posicione a escova elétrica na horizontal e deslise-a cuidadosamente pelas faces externas dos dentes ao longo da linha da gengiva, levando alguns segundos em cada dente;
  4. Incline também a cabeça da escova em direção às áreas entre os dentes para uma escovação mais eficiente;
  5. Mova a cabeça da escova de dente elétrica em direção a face interna dos dentes, deslizando ao longo da linha da gengiva com cuidado. Demore-se mais nos incisivos inferiores (os quatro dentes centrais inferiores da arcada), pois é uma área mais propícia ao acúmulo de placa;
  6. Em seguida, limpe as superfícies de mastigação dos dentes, isto é, seu topo, dedicando alguns segundo em cada um deles.
  7. Use a escova para escovar a língua, sem necessidade de aplicar pressão;
  8. Enxágue e faça gargarejos para eliminar os resíduos. Em seguida, enxague também sua escova elétrica;
  9. Seque a escova e retorne-a para a sua base ou carregador;
  10. Para finalizar a higiene bucal, lembre-se de usar o fio dental.

Quais os Cuidados Necessários Com as Escovas Elétricas?

Para manter uma higienização eficiente é preciso ter certos cuidados com a escova elétrica após escovar os dentes. Confira:

  • Certifique-se de remover todo o creme dental com água após a escovação;
  • Troque o cabeçote da sua escova pelo menos a cada 3 meses;
  • Evite deixar sua escova conectada constantemente ao carregador. Use a bateria até acabar e carregue-a de novo totalmente;
  • Guarde sempre sua escova elétrica em posição vertical e em local seco.

Quais os Benefícios da Escova Dental Elétrica?

Sem dúvidas a escova elétrica possui inúmeros benefícios em relação à manual, mas você sabe quais são as vantagens e desvantagens da escova de dente elétrica?

Vantagens

  1. Indicada para todas as idades;
  2. Mais práticas para crianças, idosos e pessoas com deficiências motoras;
  3. Nível superior de limpeza;
  4. Cabeça arredondada e pequena que facilita a limpeza de todos os dentes, inclusive os mais fundos.

Desvantagens

  1. Mais caras;
  2. Necessita de substituição de pilhas ou carregador;
  3. Transporte mais difícil;
  4. Assim como a escova comum, é preciso substituir seu cabeçal a cada 3 meses.

Agora que você já sabe como escovar os dentes com escova elétrica é só caprichar na escovação! Lembre-se, é importante consultar o seu dentista caso surjam mais dúvidas.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.