Com quantos anos pode colocar aparelho? Descubra já!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba qual a idade ideal para colocar o aparelho ortodôntico! Confira todos os detalhes

Cada fase da vida demanda cuidados bucais diferentes. Em alguns casos, até profissionais com especialidades diferentes. Mas e quanto ao tratamento ortodôntico? Com quantos anos pode colocar aparelho?

Muitas pessoas, especialmente pais, se perguntam com quantos anos pode colocar aparelho. Geralmente, a dúvida surge quando os filhos apresentam problemas ortodônticos, ou quando as pessoas percebem problemas de oclusão ou desalinhamento depois da idade adulta.

Mas afinal, com quantos anos pode colocar aparelho? De acordo com os ortodontistas, dependendo da finalidade, o aparelho ortodôntico pode ser usado em qualquer idade. Seja o indivíduo uma criança, adulto ou idoso.

Quer descobrir como funciona a terapia ortodôntica em cada idade da vida? É só continuar por aqui!

Qual a Idade Ideal Para Usar Aparelho?

Na verdade, descobrir qual a idade ideal para usar aparelho pode depender muito do problema ortodôntico identificado em cada pessoa.

Por exemplo, quando há necessidade de expansão, retrusão ou avanço maxilar, as correções devem ser realizadas enquanto a criança ainda está em fase de desenvolvimento.

Contudo, como já dissemos, não há restrições de idade para a terapia ortodôntica.

A mais comum, e talvez a melhor idade para colocar aparelho, é na adolescência, quando os dentes de leite já se foram e deram lugar aos permanentes. Mas tudo, é claro, depende de cada caso específico.

Para entender a necessidade do uso do aparelho ortodôntico o indivíduo, criança, adulto ou idoso, deve procurar um ortodontista.

A idade ideal para uma avaliação ortodôntico é por volta dos 6 anos de idade, quando a criança inicia a fase da troca de dentes.

É Possível Colocar Aparelho com Dente de Leite?

Outra dúvida muito comum entre os pais é: recomendas-se ou é possível colocar aparelho com dente de leite? A resposta é sim, pode colocar aparelho com dentes de leite!

O tratamento ortodôntico infantil na fase do dente decíduo é chamado de ortopedia funcional.

Assim, a necessidade do uso do aparelho nesse momento da vida normalmente está relacionada a problemas que necessitam da modificação do osso da boca, como:

  • Mordida cruzada;
  • Mordida Aberta;
  • Falta de espaço severa;
  • Projeção do maxilar para frente;
  • Corrigir postura da língua.

Alguns dos problemas ortodônticos infantis mais comuns podem ser provenientes de certos hábitos, como empurrar os dentes com a língua, uso da chupeta por períodos longos, chupar o dedo e outros.

Quando isso ocorre o aparelho ortodôntico móvel é recomendado.

Já a idade para usar aparelho ortodôntico fixo costuma ser no período da adolescência à fase adulta.

Quais São as Opções de Tratamento Para Cada Idade?

Durante o tratamento ortodôntico uma das preocupações pode ser com a estética do sorriso, especialmente para os mais velhos que não desejam ter o sorriso metálico.

Porém, a boa notícia é que hoje já existe alternativa para todos os gostos. Inclusive para quem dispensa o aparelho tradicional, como no caso do aparelho invisível.

Agora que você já sabe com quantos anos pode colocar aparelho, que tal marcar uma consulta com um ortodontista?

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!