Clínica ampliada e compartilhada: tire suas dúvidas sobre o tema

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui a importância da clínica ampliada e compartilhada

Normalmente, quando vamos a uma clínica, os profissionais focam em apenas no diagnóstico e no tratamento de uma doença específica. No entanto, a clínica ampliada e compartilhada surge como uma alternativa nesse processo.

Uma clínica ampliada e compartilhada estuda as correlações da vida do paciente. Desse modo, trata não apenas uma doença, mas busca melhorar a vida do paciente por completo.

A clínica ampliada e compartilhada é um sistema que busca integrar as complexidades do diagnóstico do paciente ao mesmo tempo que as compartilha com a equipe e o próprio paciente.

Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a importância da clínica ampliada e também da compartilhada. Vamos começar?

Conhecendo mais um pouco sobre a clínica ampliada e compartilhada

Como já vimos, esse tipo de clínica é um sistema que integra diversas informações sobre o paciente para garantir a saúde do mesmo.

Mais especificamente, a clínica ampliada envolve o estudo de diferentes setores da vida do paciente.

Assim, é possível realizar correlações que podem determinar a causa de uma doença específica. Desse modo, além da patologia, o profissional pode trazer soluções para os outros setores da vida.

Os principais objetivos da clínica ampliada são:

  • Construir vínculo de confiança com o paciente;
  • Estruturar o trabalho interdisciplinar e multidisciplinar; e
  • Garantir resultados que melhorem a vida em geral do paciente.

Enquanto isso, a clínica compartilhada visa, como o próprio nome sugere, compartilhar as informações com os pacientes. Assim, os exames realizados são compartilhados com os pacientes, por exemplo.

Com isso, o paciente fica à par da sua situação médica.

Nesse sistema, o paciente se sente seguro e envolvido no diagnóstico e tratamento. Isso porque os profissionais buscam dar mais atenção para o que ele diz sobre sua vida.

Curiosidade: a atuação desse sistema de clínica pede por um planejamento cuidadoso e detalhado da gestão. Ela é uma estratégia empresarial com o objetivo de impulsionar o negócio no mercado.

Como é realizado o trabalho em equipe?

Nós já descobrimos que um dos objetivos desse sistema de clínica é estruturar o trabalho interdisciplinar e multidisciplinar. Mas, por que isso?

Bom, a resposta é simples: o sistema pretende correlacionar, diagnosticar e tratar tudo o que se relaciona com a saúde do paciente. E isso exige o trabalho em equipe.

Por isso, os profissionais de diversas áreas da saúde se reúnem para buscar os melhores caminhos.

Entre os diversos benefícios desse modelo, está a possibilidade de compartilhamento e discussão de exames e tratamentos.

Com isso, cada membro da equipe consegue dar a opinião profissional que mais se adequa ao quadro clínico do paciente.

Também, toda e qualquer informação que venha a acrescentar, complementar ou informar algo que possa alterar os parâmetros do quadro clínico do individuo deve ser trocada entre a equipe.

Com esses benefícios da conduta interdisciplinar dos profissionais, o paciente consegue melhorar a sua saúde e outros aspectos da sua vida.

Por isso, o sistema da clínica ampliada e compartilhada garante o atendimento mais otimizado.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.